sábado, 17 de dezembro de 2016

JUSTIÇA E JUSTO PELO CUNHO TEOLÓGICO NA BÍBLIA

Boa noite Sr. Paulo!

  Conforme conversa anterior, aqui tento passar em poucas palavras alguns textos de versículos encontrados na Bíblia,  sobre o JUSTO e sobre JUSTIÇA.

  A priori, uma das características da personalidade de ELOHIM, (DEUS), é a Justiça. O Deus bíblico dotou o Ser humano, de uma inteligência superior aos outros animais deliberando a este, fazer escolhas baseadas em regras criadas em sua convivência social  e posteriormente em regras Morais reveladas aos Hebreus e que deveriam ser passadas para todas as civilizações, para que uma forma superior de justiça fosse exercida. Infelizmente os Hebreus, não entenderam a profundidade dessa revelação e dessas normas e falharam na sua propagação.

  No livro de Levítico encontramos alguns preceitos sobre Justiça:

LEVÍTICO CAPÍTULO 19, VERS.15 = " Não fareis injustiça no juízo: não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo" ( ou seja, deveria haver imparcialidade no julgamento de alguma falta de alguém, seja pobre ou rico, o tratamento deveria ser igual..)

No mesmo texto de cap.19, vers.35,= "Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida". (novamente uma norma impositiva  exigindo que a  imparcialidade fosse aplicada no meio do povo.

DEUTERONÔMIO = CAPITULO 25, VERS.01 = " Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo para que os juízes os julguem, ao justo justificarão e ao injusto condenarão"... ( mais uma exigência para que o povo fosse imparcial no julgamento)...

PROVÉRBIOS CAP.10, VERS. 16, = " A obra do Justo conduz à vida, as produções do ímpio, à desobediência."  ( O texto exalta  o indivíduo que constrói o que é correto, faz o que é certo, sua obra será edificante e trará resultados positivos..., já o ímpio, suas atitudes de desobediência lhe trarão malefício por ser desobediente.)

SALMO 146, PARTE FINAL DO VERSÍCULO 8 = "...o Senhor ama os justos". ( Devido à sua natureza,  DEUS também se agrada daqueles que são justos e praticam a justiça, sejam religiosos ou não..."


PROVÉRBIOS CAP.11, VERS.10, partes A e B =  " Na prosperidade dos Justos, a cidade exultará..."

  Os serem humanos tem inteligência para escolherem o caminho que quiserem trilhar, seja para o bem, seja para o mal .DEUS não interfere nisso... Pois tudo que o Ser Humano semear ele irá colher...( quando alguém governa de forma ruim, a sociedade toda perece...) mas se um JUSTO  procurar aplicar a justiça, seu valor será reconhecido e colherá a benesses de suas atitudes  e a sociedade se alegrará.

PROVÉRBIOS CAP.29, VERS.02 = "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo geme"...( mesma interpretação do versículo anterior)

  Muito embora, tais textos sejam  referidos no Antigo Testamento,   o seu valor Moral foi repassado à EKLESIA, (igreja), para que todos aqueles que se dizem Cristãos, também exerçam  Atos Justos e pratiquem  a Justiça, seja em qualquer setor da sociedade, começando dentro de sua casa, com sua família.

  Os valores morais são o alicerce de uma Vida Cristã condigna, porque a IGREJA tem a responsabilidade e o DEVER de elevar o nível de uma Sociedade Corrompida  ao patamar do moralmente aceitável.

 Não há como desvincular a Fé Cristã da conduta de seu fiel, se o indivíduo professa ter acolhido a fé cristã, ele também deve zelar por ter uma vida de acordo com os Princípios Morais que lhe são ensinados pela Palavra de Deus.

   Aqui se enquadra o Pastor, o Padre, o Papa,o Rabino, o Bispo, o Diácono e toda a membresia de uma Igreja, Sinagoga, Templo, ou seja, todos os fiéis.

  Deus haverá de trazer à luz de sua Justiça, para todos nossos feitos, nessa vida humana, em uma visão apocalíptica e final, onde todos nós teremos que passar por um julgamento diante Dele, e o que a maioria irá apresentar 

     Fica aqui nossa reflexão de forma singela sobre a Conduta Moral dos Cristãos, no que se refere ao Justo e a Justiça.

      Um grande abraço e que Jesus lhe ilumine,

                DO SOU AMIGO E PASTOR EVANGÉLICO
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário