NATURA
SUSTENTABILIDADE
CAUSAS E COMPROMISSOS
Somos uma empresa com causas. Queremos transformar
a sociedade e o planeta. Entenda os compromissos que nos movem.
O
FUTURO É AGORA. OU A GENTE MUDA, OU O CLIMA VAI MUDAR
JOVENS SE UNEM CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL EM UMA
GREVE PELO CLIMA
Publicado em 19 Set 2019, 18:09
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Nosso posicionamento sobre mobilizações pelo clima
Precisamos falar sobre a Amazônia
Produtos Natura são carbono neutro; entenda o que isso significa
No Brasil, já são mais de 30 cidades confirmadas para as manifestações dos dias 20 a 27, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Vitória, Manaus e Salvador (veja a lista consolidada aqui). Nas grandes cidades, há intensa participação de ONGs e outras organizações sociais, como o Engajamundo, organização de liderança jovem que acredita que as juventudes são peça fundamental da solução para os desafios sociais e ambientais.
Um mundo mais
quente
Como
cientistas nos alertam há décadas, a ação humana é a principal responsável por
acelerar o aquecimento global – decorrente da excessiva emissão de gases do
efeito estufa (GEE), que ficam retidos na atmosfera.O ano de 2018 registrou temperaturas altas recordes – e por um tempo mais prolongado – em diversas partes do mundo, segundo relatório da Verisk Maplecroft, consultoria de estratégia de risco. Previsões indicam que o período de 2014 a 2023 será o mais quente desde que as temperaturas passaram a ser medidas, de acordo com o Met Office, serviço metereológico do Reino Unido.
Os efeitos desse aquecimento já têm sido percebidos, e tendem a se intensificar se a temperatura continuar aumentando e ultrapassar 1,5º graus. O nível do mar pode subir, a temperatura e a acidez dos oceanos podem crescer e a nossa capacidade de cultivar alimentos como arroz, milho e trigo estaria em risco.
Nosso
compromisso com o clima
Como
um grupo profundamente comprometido com a sustentabilidade, Natura &Co tem
a responsabilidade de apoiar esse movimento. Por isso, Natura, Aesop e
The Body Shop se uniram à mobilização global pelo clima. A partir de hoje e,
durante a próxima semana, a Natura e as demais empresas do grupo buscarão
aumentar o conhecimento sobre a crise climática entre consumidores,
colaboradores, consultoras, parceiros e fornecedores. Vamos falar sobre o tema
em nossa plataforma digital, nas nossas lojas, e também na Climate Week, em
Nova Iorque, com participação de executivos do grupo. A Natura assumiu o compromisso de combater a mudança do clima há mais de uma década, em 2007, quando se tornou 100% carbono neutro, o que significa que todas as emissões que a companhia não consegue reduzir são compensadas. Além disso, a empresa defende há mais de 20 anos a Amazônia Viva, que desempenha importante função de reguladora do clima, preservando a umidade do ar.
Manifestações no
Brasil
Você
também pode participar: veja aqui onde ocorrem as manifestações no
Brasil. A fonte é o site do braço brasileiro do Fridays for Future.Conheça, compartilhe e fale sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta. Vamos juntos #PorUmMundoMaisBonito?
O QUE UMA MARCA DE BELEZA PODE FAZER PELO MUNDO?
Uma marca de beleza pode
criar produtos que tem a ética como ingrediente principal e uma rede de pessoas
unidas em um só propósito: deixar o mundo mais bonito.
O QUE UMA MARCA DE BELEZA PODE FAZER PELA floresta
atlantica? https://youtu.be/U5Ox5_x-lIE
Assista ao vídeo e descubra.
O mundo é mais bonito com a pricila.
compromisso com o
clima https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/compromisso-com-o-clima?iprom_id=omundoemaisbonito_nosso-jeito-fazer-produtos&iprom_name=destaque_icones&iprom_creative=mat_saiba-mais_compromisso-com-o-clima&iprom_pos=4
VISITE A NATURA
NATURA COMVIDA É A NOSSA EMPRESA
DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ
Para a Natura, o diálogo
com o público é essencial para a evolução do negócio. Um desses canais é
o Natura ComVida,
nosso programa de visitas, que recebe cerca de 20 mil pessoas por ano. Por meio
dele compartilhamos nossa história, nossa cultura, nossos valores e
iniciativas.
Quem pode visitar a
Natura: qualquer pessoa maior de 15 anos interessada em conhecer a
empresa, Consultoras de Beleza, estudantes, pesquisadores, fornecedores,
colaboradores, empresas, imprensa etc. É possível agendar a visita
individualmente ou em grupo.
Importante: As visitas são gratuitas.
Nossa visita é institucional e, por questões de higiene e segurança, não
entramos nas fábricas e nos laboratórios. Também não realizamos visitas
técnicas em áreas específicas. Para benchmarking, orientamos entrar em
contato diretamente com a área de interesse.
© 2020 Natura.
Todos os direitos reservados.
NATURA COSMÉTICOS S/A, com sede na Av. Alexandre Colares, 1188, Vila Jaguara, São Paulo/SP, CEP 05106-000, Fone 0800 11 55 66 detelefones fixos ou 0300 711 55 66 de celulares (custo da ligação local), inscrita no CNPJ sob o n° 71.673.990/0001-77, IM 15.679, IE142.484.958.110, sociedade que executa atividades comerciais em geral e se dedica à pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atividades fabris realizadas por INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS NATURA LTDA., com sede na Rodovia Anhanguera, s/n, KM 30,5, Prédio C, Polvilho, Cajamar/SP, CEP 07790-190, Fone (11) 4389-7317, inscrita no CNPJ sob o nº 00.190.373/0001-72, IE 241.022.419.113.
Todos os preços e condições deste site são válidos apenas para compras no site. Destacamos que os preços previstos no site prevalecem aos demais anunciados em outros meios de comunicação e sites de buscas. Em caso de divergência, o preço válido é o do carrinho de compras. Imagens meramente ilustrativas. Confira condições na sacola de compras.
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Pague com segurança
NATURA SÃO PAULO (NASP)
É onde está localizado o maior e mais moderno
Centro de Distribuição da Natura. É possível conhecer as tecnologias de
separação dos pedidos das nossas Consultoras de Beleza e de nossos consumidores.
Sugerimos essa visita a grupos com interesse em logística. Agenda: às
quartas-feiras – às 9h30 ou às 13h30. Localização: Av. Alexandre Colares,
958-960 – Parque Anhanguera, São Paulo – SP.
NATURA CAJAMAR
É onde estão localizadas as três fábricas da
Natura. É possível visualizar, por meio de uma parede de vidro, o processo de
envase das maquiagens, perfumes, cremes, entre outros. Agenda: de segunda
a sexta-feira – às 9h ou às 13h30. Localização: Rodovia Anhanguera,
Km 30,5 – Cajamar – SP. As visitas são gratuitas. Para agendar um horário,
basta enviar um e-mail para visitas@natura.net.
a
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de
cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no
Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de
produtos, sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na
Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A estrutura da
Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros
de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São
Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Em dezembro de 2012, a empresa
adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, a qual atua em
países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.
A marca, líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no
Brasil, acaba de receber a certificação B Corp e reforça um movimento global de
empresas conectadas para a promoção de uma sociedade mais sustentável. Com
isso, a companhia torna-se a primeira empresa B Corp de capital aberto da América
Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores.
A Natura recentemente também apresentou sua nova Visão de
Sustentabilidade, abordando as diretrizes que nortearão a sua atuação
empresarial até 2050, com ambições e compromissos até 2020. Entre os princípios
que orientaram o desenvolvimento desse novo modelo de atuação estão a economia
circular; incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de
valor; geração de impacto social por meio de incentivo a educação e novos
modelos de negócios sustentáveis.
“A sociedade atribuirá maior valor àquelas companhias que
exercerem um papel de agente de transformação socioambiental. Queremos ampliar
o potencial de nossa empresa na ação geradora de negócios aliados a mudança
cultural e educacional”, afirmou João Paulo Ferreira, vice-presidente Comercial
e de Sustentabilidade da Natura.
Nova Visão de Sustentabilidade Natura
A nova visão apresenta diretrizes de sustentabilidade para todos
os negócios da companhiano longo prazo, para o ano de 2050, e ambições e
compromissos concretos a serem cumpridos até 2020 pela marca Natura. Concentra
iniciativas em três pilares: “Marcas e Produtos”, “Rede de Relações” e “Gestão
e Organização”, com o objetivo de ir além de neutralizar os efeitos gerados
pelo próprio negócio e promover o impacto positivo nos âmbitos econômico,
ambiental, social e cultural.
No pilar “Marcas
e Produtos”, as expressões das marcas devem estimular novos
valores e comportamentos necessários à construção de um mundo mais sustentável,
buscando a vanguarda e pioneirismo em inovação a partir de tecnologias
sustentáveis. As linhas SOU e Ekos, ícones importantes da história da Natura,
mostram como materializar nas submarcas os conceitos do consumo consciente e da
valorização da sociobiodiversidade brasileira.
Em “Rede
de Relações”, a empresa acredita na contribuição positiva para
o desenvolvimento dos públicos com os quais se relaciona, fomentando ações de
educação e empreendedorismo por meio de plataformas colaborativas, como o
Movimento Natura, lançado neste ano, que tem como objetivo identificar causas
socioambientais relevantes e conectá-las a voluntários que tenham interesse em
dedicar seu tempo e suas habilidades.
Já em “Gestão
e Organização”, a administração integrada dos aspectos financeiro,
social, ambiental e cultural estará ainda mais incorporada à cultura
organizacional e permeará todos os processos da empresa, estimulando a geração
de práticas de vanguarda, fonte de inspiração e referência de comportamento
empresarial. Por meio de seu comportamento, seus posicionamentos e suas
propostas, a Natura quer dialogar com a sociedade e contribuir para o seu
desenvolvimento, valorizando sua diversidade. Nossa certificação “B Corp” faz
parte da escolha dos melhores parâmetros mundiais que nos ajudem a evoluir e
desafiar nossa estratégia de sustentabilidade.
Também nessa Edição nº: 185
Artigo: Dilemas e desafios de 2015 para a sustentabilidade e as empresas
Notícia: O que deu na mídia (edição 185)
Notícia: Instituto Arcor Brasil comemorou dez anos em 2014 com ações nas áreas educacional e cultural
CADEIA DE VALOR
Gerar impacto social e ambiental positivos é nosso objetivo,
por isso cuidamos da origem da matéria-prima ao descarte de nossos produtos.
Impacto positivo: Natura cuida da matéria-prima ao descarte de produtos
Gerar impactos social e ambiental positivos é
nosso objetivo ao zelar por toda a nossa cadeia de valor. Conciliar objetivos
de negócios, ambientais, sociais e humanos, desde a extração de matérias-primas
– que darão origem aos nossos cosméticos – até o descarte das embalagens após o
uso pelo consumidor, é o que perseguimos no dia a dia na Natura.
O olhar ampliado para toda a nossa cadeia de
valor (nome dado a todas essas etapas) nos permite atuar em diferentes frentes
para gerar impacto positivo na sociedade e no mundo. Conheça-as:
1. CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Priorizar ingredientes vegetais é nossa
maneira de tocar nossa atividade de modo inovadora, com recursos renováveis. Em
2017, cerca de 84% das matérias-primas de nossas fórmulas já tinham essa
origem.
A utilização de embalagens feitas com
materiais renováveis e/ou reciclados pós-consumo é outra iniciativa dessa
frente.
Para criar ações nessa área, fazemos parte de
uma rede de inovação aberta e global, incluindo parcerias com organizações
internacionais. Em 2017, R$ 172 milhões (2,2% da nossa receita líquida) foram
investidos em inovação.
2. FORNECIMENTO DE MATÉRIA-PRIMA
Por meio do Programa Amazônia – criado em
2011 –, impulsionamos a geração de negócios sustentáveis na região. De 2010 a
2017, acumulamos mais de R$ 1,2 bilhão em volume de negócios na área.
Compramos matérias-primas para a produção de
nossos produtos de 34 comunidades locais e incentivamos técnicas produtivas que
já contribuíram para a conservação de 1,8 milhão de hectares de floresta
em pé e, consequentemente, para a redução do desmatamento, um dos principais
responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa no Brasil.
3. TRANSFORMAÇÃO E PRODUÇÃO
Somos uma empresa Carbono Neutro em toda a
nossa cadeia de valor. O resultado só foi possível graças à mobilização de
esforços a partir de 2007, quando foi criado o Programa Natura Carbono Neutro,
focado na redução e na compensação de gases de efeito estufa.
Gerar impacto positivo em nossos
colaboradores também é um objetivo dessa frente. Em 2017, tínhamos 30% dos
cargos de liderança da empresa ocupados por mulheres. Do nosso quadro
profissional, 6,1% eram pessoas com deficiência. Alcançar, até 2020, 50% de
mulheres em postos de chefia e 8% de pessoas com deficiência são duas ambições.
4. VENDA POR RELAÇÕES
As Consultoras de Beleza Natura são a força
motriz de nosso negócio e totalizam 1,7 milhão na América Latina (segundo dados
do Relatório Anual de 2017). Melhorar a renda média e a qualidade de vida desse
grupo fazem parte dessa iniciativa.
Por meio de um plano para o aumento da
geração de riqueza para as Consultoras, conseguimos que elas ganhassem 17% a
mais em 2017. No mesmo ano, também criamos o Benefício de Educação, que
consiste em parcerias com instituições de ensino superior e de idiomas, entre
outras, para oferecer descontos e permitir que as Consultoras de Beleza e
familiares voltem a estudar.
5. EXPERIÊNCIA DE MARCA
Estimular o consumo consciente é uma das
iniciativas contempladas aqui. Por isso, mostramos no e-commerce o impacto
positivo que cada produto gera na sociedade e no planeta.
Ao comprar uma fragrância de Kaiak, por
exemplo, o consumidor fica sabendo, entre outras coisas, que o produto é feito
com álcool orgânico, carbono neutro e não é testado em animais.
O objetivo desse inventário de impacto
positivo é engajar as pessoas que consomem nossos produtos em temas relevantes
para o bem comum e defender valores e práticas saudáveis.
A experiência positiva com nossa marca fecha
o círculo virtuoso – por meio do qual procuramos atuar –, e seu funcionamento
eficiente nos leva de volta à Amazônia, para ampliarmos nosso relacionamento
com as comunidades locais, gerando mais riqueza e preservando a floresta em pé.
VISÃO 2050
Somos guiados pelo compromisso de desenvolver
produtos que expressem valores e práticas sustentáveis, por isso, reunimos, em
um documento, metas a médio e a longo prazo.
CERTIFICAÇÕES
Mais do que um discurso bem-intencionado, a
sustentabilidade está no dia a dia da nossa atividade
NOSSO JEITO DE FAZER
Mais do que um
discurso bem-intencionado,
a sustentabilidade está no dia a dia da nossa atividade.
a sustentabilidade está no dia a dia da nossa atividade.
CONHEÇA
NOSSAS CERTIFICAÇÕES
B
CORP
Desde 2014, integramos uma rede global de empresas que associam
crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. A
certificação B Corp reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável
mundial.
B
CORP: CERTIFICAÇÃO COMPROVA QUE NATURA ALIA CRESCIMENTO E PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR
SOCIAL E AMBIENTAL
A EMPRESA INTEGRA GRUPO GLOBAL QUE QUER ALIAR
CRESCIMENTO ECONÔMICO COM PROMOÇÃO DE RIQUEZA PARA A SOCIEDADE
Publicado em 18 Abr 2019, 11:04
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Mulheres da Amazônia: como priprioca e patauá viraram empoderamento
Fomos a primeira empresa de capital aberto a
fazer parte da rede. No grupo de mais de 2.800 companhias, somos a maior
representante do setor cosmético. No Brasil, outras 150 empresas são B Corp
(número que sobe para 472, na América Latina).
Com
a certificação, nossa missão socioambiental passou a ser expressa no estatuto
da empresa. O que significou garantir que o crescimento dos negócios refletisse
a razão de ser da companha: a geração de impacto positivo.
Movimento B Corp
O
movimento B Corp começou nos Estados Unidos, em 2006, liderado pelo B Lab, uma
organização sem fins lucrativos que reúne empresas convictas de que, por meio
de produtos, práticas e governança, é possível gerar desenvolvimento
socioambiental e econômico.Para receber o selo e fazer parte do movimento B Corp, é necessário passar por um processo rigoroso de certificação e atingir pontuação mínima de 80 pontos, de um total de 200 possíveis.
Renovação do
certificado
A
cada três anos, é preciso passar por uma nova avaliação para manter o
certificado. O compromisso é mais uma maneira de reafirmamos nossas metas para
um desenvolvimento sustentável, estabelecidas no documento Visão
de Sustentabilidade 2050. Nele colocamos objetivos dentro dos três
pilares que norteiam nossa atividade: Marcas e Produtos, Nossa Rede (todos os
públicos com os quais nos relacionamos) e Gestão e Organização.Em 2017, ao renovar a certificação, obtivemos 120 pontos, alta de 11% em relação a 2014, quando passamos a integrar a rede de empresas B Corp. Em média, as demais indústrias certificadas alcançaram 105 pontos. A renovação incluiu nossas operações internacionais – América Latina, Estados Unidos e França – e a marca australiana Aesop, adquirida em 2016.
Ao
integrar o grupo de B Corps, a Natura quer fortalecer um movimento global de
empresas que põe seus negócios em benefício de um mundo melhor, em que a ambição
legítima de crescer e gerar lucro deve se conciliar com a virtude de promover
riqueza para a sociedade como um todo, trazendo impacto positivo nos âmbitos
financeiro, social e ambiental”, afirmou o presidente da Natura, João Paulo
Ferreira, na ocasião da recertificação.
Contabilidade
ambiental
Desde
2014, realizamos uma série de esforços para seguirmos evoluindo na nossa
estratégia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, elevarmos nossa pontuação
como uma empresa B Corp. Fomos a primeira empresa da América Latina a
contabilizar o impacto dos negócios no meio ambiente e na sociedade, por meio
da metodologia internacional de contabilidade ambiental (conhecida em inglês
como EP&L, Ganhos e Perdas Ambientais). Com base nessa análise, que se aprofunda em todas as etapas de vida dos produtos, somos capazes de contabilizar o uso e a poluição da água, a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes no ar, por exemplo. Além de ser uma ferramenta pioneira para orientar nossas decisões estratégicas, o EP&L confirmou o impacto positivo de iniciativas adotadas ao longo de nossa trajetória, como o uso de ativos da biodiversidade amazônica nos produtos.
O resultado da recertificação também reflete outras iniciativas como o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores de Beleza Natura. Baseado no índice criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH – CN crescimento na qualidade de vida de nossas consultoras, em aspectos como educação e saúde, entre 2014 e 2018.
B Commerce
A
renovação do certificado B Corp foi comemorada com o lançamento do B Commerce
do Brasil na nossa loja on-line. Por meio dele, em toda a jornada de compra, o
consumidor recebe informações sobre as causas que apoiamos e entende como suas
compras podem gerar impacto positivo na sociedade e no planeta. A intenção é
estimular um consumo mais inteligente e ativista. Afinal, o mundo é mais bonito
quando você, consumidor, junta-se a nós.
PROGRAMA
LEAPING BUNNY
A Natura acredita que produtos de beleza devem ser cruelty free,
livres de crueldade animal. Nós temos orgulho de sermos aprovados no Programa
Leaping Bunny - um programa global que apresenta padrões cruelty free que vão
além de requisitos legais
NATURA
CONQUISTA O SELO THE LEAPING BUNNY, DA CRUELTY FREE INTERNATIONAL
SEM TESTAR EM ANIMAIS DESDE 2006, CONQUISTAMOS A
CERTIFICAÇÃO DADA PELA ORGANIZAÇÃO QUE É UMA DAS MAIS RESPEITADAS NO MUNDO
Publicado
em 26 Set 2018, 18:09
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desejada
Conquistamos, em setembro, o selo The Leaping Bunny, concedido pela Cruelty
Free International, uma das organizações mais antigas e respeitadas na luta
pelo fim dos testes em animais. Sem fazer testes dessa natureza desde 2006,
ganhamos com a certificação o reconhecimento do nosso compromisso.
Leia também:
Estamos orgulhosos por
sermos reconhecidos pelo trabalho feito durante todos esses anos e que nos
levou a fomentar tantas pesquisas”, afirma Roseli Mello, nossa diretora de
inovação.
No mundo, cerca de mil companhias têm o selo Leaping Bunny, da
Cruelty Free International. No Brasil, a Natura foi a primeira a receber a
certificação, em setembro de 2018.
“O Leaping Bunny foi criado com padrões rigorosos, que cobrem o
produto final e também seus ingredientes. Não importa em que parte do mundo os
testes aconteçam, pois trabalhamos com organizações parceiras ao redor do
planeta. Para ser certificado, não adianta apenas a empresa dizer que não
testa. Nós checamos todo o processo”, explica Monica Engebretson, gerente de
campanhas da Cruelty Free para a América do Norte.
Alternativas aos testes com animais
O processo que hoje é reconhecido com o selo começou em 1998,
quando anunciamos que faríamos uma eliminação gradual dos testes em animais. Em
2003, paramos de testar produtos acabados em animais. Em 2006, banimos os
testes em todas as fases de desenvolvimento de nossos produtos.
Roseli Mello enfatiza que, ao percorrer esse caminho, criamos 67
metodologias alternativas aos testes em animais, trabalho feito em parceria com
universidades e instituições de pesquisa.
Entre as tecnologias de ponta que usamos para atestar a segurança
e a eficácia de nossos produtos estão técnicas de modelagem de computador
avançadas (conhecidas como modelos “in silico”) e ensaios biológicos que
avaliam o comportamento dos produtos aplicados em tecidos vivos, com o uso de
pele e córnea 3D gerados em laboratório.
Bioimpressora
Como parte desse esforço de inovar constantemente, instalamos uma
bioimpressora 3D de tecidos no laboratório de nossas fábricas em Cajamar, no
interior de São Paulo, no mesmo mês de recebimento do selo.
Bioimpressora 3D de
tecidos, instalada no laboratório de Cajamar
“A impressora traz automação para o processo de produção de pele
3D”, explica Juliana Lago, uma de nossas cientistas. Antes do equipamento, para
garantir o material para testes de produtos, tínhamos de fazer manualmente, em
nosso laboratório, ou comprar de fornecedores (a pele 3D é feita a partir de
sobras de pele de cirurgias plásticas), saídas que demandavam mais tempo.
O QUE DIZ A LEI
O debate em torno da crueldade de realizar testes de produtos em
animais ganhou força nos anos 1970. Em 2013, a União Europeia proibiu os testes
de cosméticos em animais e a comercialização de produtos testados dessa forma.
No Brasil, desde 2014, os estados de São Paulo e Mato Grosso têm
leis que proíbem testes de cosméticos em animais.
Já em nível federal, a discussão continua. O Projeto de Lei da Câmara
número 70 – que data de 2014 – ainda aguardava, em setembro de 2018, para ser
analisado no Senado.
NATURA &CO
No grupo Natura &Co, a Natura é a segunda empresa a conquistar
o selo The Leaping Bunny. A The Body Shop já é certificada e a Aesop está em
processo.
Para Roseli Mello, o Leaping Bunny tem a ver com o que acreditamos
na Natura.
O selo está totalmente
de acordo com a nossa filosofia do bem-estar-bem, que é estar bem consigo
mesmo, com as outras pessoas e com o meio ambiente.”
O
PROGRAMA LEAPING BUNNY
A Natura acredita que produtos de beleza devem ser cruelty free, livres de crueldade animal. Nós temos orgulho de sermos aprovados no Programa Leaping Bunny - um programa global que apresenta padrões cruelty free que vão além de requisitos legais.
Todos os nossos produtos são aprovados pelo Programa Leaping Bunny
da Cruelty Free International, que é internacionalmente reconhecido como
‘padrão de ouro’ para produtos cruelty free. Nós aderimos a uma política com
data de corte fixa e pró-ativamente monitoramos nossos fornecedores para
garantir que nossos produtos continuem aderindo aos requisitos do programa
Leaping Bunny. Nosso sistema de monitoramento também é independentemente
auditado.
Para mais informações sobre Cruelty Free International, Leaping
Bunny e seus critérios, visite www.crueltyfreeinternational.org.
.
UEBT
Desde 2018, esse selo, visível nas embalagens de Ekos, confirma
três pilares que norteiam nossos negócios: comércio justo, conservação da
biodiversidade brasileira e relacionamento de confiança com a comunidade.
NATURA
CONQUISTA O SELO THE LEAPING BUNNY, DA CRUELTY FREE INTERNATIONAL
SEM TESTAR EM ANIMAIS DESDE 2006, CONQUISTAMOS A
CERTIFICAÇÃO DADA PELA ORGANIZAÇÃO QUE É UMA DAS MAIS RESPEITADAS NO MUNDO
Publicado em 26 Set 2018, 18:09
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Estamos
orgulhosos por sermos reconhecidos pelo trabalho feito durante todos esses anos
e que nos levou a fomentar tantas pesquisas”, afirma Roseli Mello, nossa
diretora de inovação.
No
mundo, cerca de mil companhias têm o selo Leaping Bunny, da Cruelty Free
International. No Brasil, a Natura foi a primeira a receber a certificação, em
setembro de 2018.“O Leaping Bunny foi criado com padrões rigorosos, que cobrem o produto final e também seus ingredientes. Não importa em que parte do mundo os testes aconteçam, pois trabalhamos com organizações parceiras ao redor do planeta. Para ser certificado, não adianta apenas a empresa dizer que não testa. Nós checamos todo o processo”, explica Monica Engebretson, gerente de campanhas da Cruelty Free para a América do Norte.
Alternativas aos
testes com animais
O
processo que hoje é reconhecido com o selo começou em 1998, quando anunciamos
que faríamos uma eliminação gradual dos testes em animais. Em 2003, paramos de
testar produtos acabados em animais. Em 2006, banimos os testes em todas as
fases de desenvolvimento de nossos produtos.Entre as tecnologias de ponta que usamos para atestar a segurança e a eficácia de nossos produtos estão técnicas de modelagem de computador avançadas (conhecidas como modelos “in silico”) e ensaios biológicos que avaliam o comportamento dos produtos aplicados em tecidos vivos, com o uso de pele e córnea 3D gerados em laboratório.
Bioimpressora
Como
parte desse esforço de inovar constantemente, instalamos uma bioimpressora 3D
de tecidos no laboratório de nossas fábricas em Cajamar, no interior de São
Paulo, no mesmo mês de recebimento do selo.
Bioimpressora 3D de tecidos,
instalada no laboratório de Cajamar
“A
impressora traz automação para o processo de produção de pele 3D”, explica
Juliana Lago, uma de nossas cientistas. Antes do equipamento, para garantir o
material para testes de produtos, tínhamos de fazer manualmente, em nosso
laboratório, ou comprar de fornecedores (a pele 3D é feita a partir de sobras
de pele de cirurgias plásticas), saídas que demandavam mais tempo.
O QUE
DIZ A LEI
O
debate em torno da crueldade de realizar testes de produtos em animais ganhou
força nos anos 1970. Em 2013, a União Europeia proibiu os testes de cosméticos
em animais e a comercialização de produtos testados dessa forma.No Brasil, desde 2014, os estados de São Paulo e Mato Grosso têm leis que proíbem testes de cosméticos em animais.
Já em nível federal, a discussão continua. O Projeto de Lei da Câmara número 70 – que data de 2014 – ainda aguardava, em setembro de 2018, para ser analisado no Senado.
NATURA
&CO
No
grupo Natura &Co, a Natura é a segunda empresa a conquistar o selo The
Leaping Bunny. A The Body Shop já é certificada e a Aesop está em processo.Para Roseli Mello, o Leaping Bunny tem a ver com o que acreditamos na Natura.
O selo
está totalmente de acordo com a nossa filosofia do bem-estar-bem, que é estar
bem consigo mesmo, com as outras pessoas e com o meio ambiente.”
O PROGRAMA LEAPING BUNNY
A Natura acredita que produtos de beleza devem ser cruelty free, livres de
crueldade animal. Nós temos orgulho de sermos aprovados no Programa
Leaping Bunny - um programa global que apresenta padrões cruelty free que vão
além de requisitos legais.Todos os nossos produtos são aprovados pelo Programa Leaping Bunny da Cruelty Free International, que é internacionalmente reconhecido como ‘padrão de ouro’ para produtos cruelty free. Nós aderimos a uma política com data de corte fixa e pró-ativamente monitoramos nossos fornecedores para garantir que nossos produtos continuem aderindo aos requisitos do programa Leaping Bunny. Nosso sistema de monitoramento também é independentemente auditado.
Para mais informações sobre Cruelty Free International, Leaping Bunny e seus critérios, visite www.crueltyfreeinternational.org.
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