Diálogo
entre dois Educadores sobre a Terrível Chacina em Dez. de 2012 nos USA
Organização para leitura:
1ª - Letras de Cor Preta - Cel. AV. Napoleão velhonapa@yahoo.com.br
2ª – Letras de Cor Vermelha – Resposta
Lacaz
3ª –
Letras de Cor Azul – Réplica do Cel. Napoleão
4ª – Letras
de Cor Amarela – Tréplica do Lacaz
2ª – Letras de Cor Vermelha – Resposta Lacaz
3ª – Letras de Cor Azul – Réplica do Cel. Napoleão
Prezados
Amigos
Acompanhem a
sequencia das opiniões.
Estamos de há
muito, vivendo e vivenciando atos como esse último.
A História nos
mostra que crimes brutais são cometidos por motivos variados, sendo um dos
maiores o de fundo religioso. De acordo. Por
quê? Porque as mães educam os sentimentos dos seus filhos para atender o Deus
que ela acredita, contra os outros deuses, que são inimigos.
Não são as
mães que normalmente educam. A “instrução” para que haja mudança de comportamento
cabe aos homens e às escolas e/ou templos. No mundo árabe e dos judeus, as
mulheres não apitam! Ou não é verdade? Não é bem
assim. No caso dos judeus, o rabino faz a cabeça das Mulheres mães e estas
ensinam as educações judaicas aos seus filhos. Quem manda em casa é a Mulher
judia. Quem molda os sentimentos dos seus filhos é a Mulher. Conheço uma
família cujo marido não judeu. Mas seus filhos são. Pois só é judeu aquele que
nascer do ventre de uma judia. O inverso não nasce judeu. Ela é arquiteta e só
voltou a trabalhar quando os filhos atingiram a idade de 12 anos.
No
cristianismo, os pais ensinam somente até que as crianças atinjam uma idade que
possam ir para a escola. As Igrejas Protestantes ( não são as ditas
evangélicas, mas as verdadeiras e tradicionais) pregam o que está escrito na
Bíblia nas escolas dominicais. Todas, sem exceção, falam na luta do “bem contra
o mal”. Começa aí a condução psicológica das crianças, de um Deus contra
Lúcifer!
Por comodismo
ou até por necessidade, a família moderna, deixa a instrução básica para a
moldagem do caráter dos seus filhos para os educadores desde a creche.
Necessitam trabalhar para dar sustento à família. Babás ocupam funções maternas
e, com isso, vai-se gerando sutis adaptações comportamentais e acumuladas no
futuro adulto. Acumuladas para deseducar tudo que uma cepa
tradicional de família vinha acumulando em várias gerações. Na época em que a
criança necessita de mais apego e bondade da Mãe, ela não está presente. Mas na educação dos
judeus ela está presente.
Mães, pais,
professores e religiosos (bem intencionados) podem apontar o caminho, mas se
não houver vontade pessoal, o trilhar poderá fatalmente ser outro, até mesmo o
assassinato, por índole. Mas a intenção é criar no sentimento humano
técnicas de fazê-lo saber subordinar seus sentimentos egoístas aos seus
sentimentos altruístas. Educá-lo socialmente em saber subordinar a sua personalidade
a sociabilidade de onde vive.
Mata-se pela fé
e não haver concordância de grupos com seus antagônicos.
Quem pelo menos
lê os livros sagrados dos diferentes credos, verá que há incentivo à violência
em muitos aspectos. Trata-se de um processo muito mais no campo espiritual do
que o social.
Logicamente que
poderão aparecer anomalias no campo mental das pessoas. Poderá surgir um
psicopata, um esquizofrênico, um "debilóide", um "serial
killer", e assim por diante.
Não basta a
educação, se não houver mudança de comportamento. Vamos esclarecer que Educar é moldar sentimentos e Instrução é transferir
conhecimentos científicos e tecnológicos para terceiros. Para podermos de forma
didática argumentar sobre este assunto.
Muito bem, estou
propondo mudança. Lá nos US estão criando algo errado para tratar desses
assuntos.
Morei dois
anos e meio nos USA. Meus filhos frequentaram escolas e conviveram com jovens
de outros países, além dos norte americano. Vi de perto o modo de ensinar
filhos de muitas famílias, dos orientadores/docentes e religiosos e até a
presente data, pouca coisa mudou. Alguma coisa
mudou!
Este tipo de crime que
ocorreu agora tem ocorrido nos US em grande escala e com muita frequência.
Então tem algo de errado lá. Lá também tem 5 milhões de pessoas com Alzheimer devido
a alimentação feitas com produtos de gordura transgênica; já foi comprovado que
isso colabora. Então há algo de errado por lá que necessita ser alertado.
Ainda dá tempo de corrigir.
Lembre-se de
que muitas filosofias, que lá foram criadas para orientação de filhos, foram
transplantadas para outros países e não deram certo. Sabe por que? Porque as
origens dos povos são distintas. De acordo. A
origem Intelectual do tipo de raciocínio, que você desconhece, mas é devido a
uma Lei natural percebida por Augusto Comte, a Lei dos Três Estados de
raciocínio Intelectual, ou Lei da Inteligência – Raciocínios com base no estado
intelectual da Ficção, da Metafísica e da Científica que me levou a sugerir uma
Cartilha Verde para
podermos homogeneizar a educação dos sentimentos nas diversas religiões, sem alterar seus cultos e seus
dogmas.
Estes
assuntos estão sendo tratados pelo CFR – e Pelo Departamento de Estado dos U.S.
E eu tenho colaborado, vide este meu artigo no link abaixo.
Quer mais
educação social do que há na Suécia? Por que tanto suicídio?
O índice de
suicídio no Japão é hoje o maior do mundo, de 1 jovem a cada 15 minutos se suicida.
Atribuem a um tipo de educação no que se refere às intimidações nas escolas (ijime) e os pactos feitos na
internet (netto shinju). Altera a harmonia para o
transtorno mental. Desestrutura a “alma ou a psique ou mente”. Perdem a razão de vida. Viver para que?
Eu tenho o
entusiasmo pela vida, porque desejo melhorar o bem estar social dos que vivem
em minha comunidade. Porque se isto acontece, com certeza a minha vida vai melhorar. A sociedade tem uma
influencia muito grande na vida de cada um.
Nos países
Nórdicos a preocupação em vencer na vida quase não existe, pois já nascem
ricos. São criados em creches, todos são sentimentalmente próximo de um padrão.
Não há diferença em sentimentos que tinham em outras épocas pela educação
familiar, pois cada família educava o “carinho” de sua forma. Não lutam para
vencer as etapas de ganhos para os diversos investimentos ao longo da vida. A
vida se torna monótona. Sem razão de ser. Na Finlândia em Helsinque, onde
estive, as janelas dos hotéis somente abrem 0 cm. Os campos são todo quase
iguais, em plantios de pinheiros, de panorama
sempre os mesmos, criando mais monotonia. Tirando a razão de viver.
Coisa alguma
é modificada, no campo do comportamento humano, por decreto.
Jamais adotei
esta linha de pensamento. É por conhecimento científico e por persuasão que
teremos que sugerir certas mudanças na Educação dos Sentimentos
No "início
da humanidade Caim matou Abel; tribos matavam para agradar os
"Deuses"; Judeus forçaram Roma a crucificar Cristo; os soviéticos
mataram o Imperador e toda sua família; a Bastilha caiu e a guilhotina tirou
muitas vidas; a pena de morte está ativa em muitos países; mas os crimes
religiosos, os raciais, os entre classes sociais, entre filosofias variadas e
postuladas como verdadeiras caixas de Pandora, aí estão para que se possa
utopicamente, acharmos um "Admirável Mundo Novo"!
É pena que
você não tenha os 4 volumes da Política Positiva de Augusto Comte para
enriquecer sua biblioteca.
No campo da
gestão dos processos para evolução de uma sociedade preparada, culta, racional,
lógica, respeitosa às Leis e normas do bom convívio, não se pode falar na
Educação porque mesmo no ventre materno o homem futuro só sente que está sendo
instruído, independentemente do berço que o estará acolhendo. Não
entendi!
No estudo da
evolução dos seres ditos humanos, sabe-se que os filhos, desde o ventre
materno, sofrem e entendem o que se passa no mundo exterior. Não há
identificação perfeita dos códigos, mas sim se há harmonia ou não no ambiente,
de onde ele é parte. Independentemente se está para viver num berço rico ou
pobre. O que importa é se encontrará uma ambiência de harmonia. Isto é verdade, pois hoje em dia existem grupos de trabalho científico
na França e na Suécia que já detectaram que caso o período de gestação tenha
sido tranquilo, gera certos hormônios e produtos bioquímicos que metabolizam mais
adequadamente a formação dos neurônios e sinapses no encéfalo do feto, pelo comportamento da harmonia mental da Mãe.
Geneticamente,
para que houvesse homens de boa índole, educados e de bons sentimentos, teriam
de ser absolutamente iguais em muitos aspectos. Sabemos que seria impossível
uma "clonagem" padrão para um mesmo comportamento. Os
sentimentos podem ser ajustados em 70%; no que se refere a subordinação do
egoísmo ao altruísmo.
Mas de onde
tirou esta percentagem? Se estiver falando que é por educação que o homem se
amolda às diferentes situações, concordo. Mas não há porcentagem para medição
de subordinação do egoísmo para se atingir o altruísmo. Este enfoque que você deu é inteligente. Mas acontece que pela história
de certas civilizações as técnicas de educação, algumas delas predominava a
pedagogia altruísta e em outras não. Ou em épocas, na mesma civilização mudavam
a orientação.
Trabalhos com
animais tipo macacos de laboratório de origem de mesma cepa (Vide os trabalhos
do Dr. Aníbal da Silveira), dos que lhes
ensinavam para ter um comportamento altruísta ou egoísta.
Hoje em dia
os psiquiatras não estão preocupados em conhecer a causa que fez nascer à
doença do desequilíbrio mental. Eles sabem
muito bem passar receita de drogas para mascarar os efeitos da doença. Os
psicólogos fazem você ficar dependente deles e lhe faturam o resto da vida, com
técnicas freudianas a muito tempo ultrapassadas.
http://www.doutrinadahumanidade.com/artigos/freud_e_comte.htm
Comportamento
não se mede. Ou se é honesto ou não. Não há meio termo. Há meio altruísta? Não
encontramos medianas no caráter das pessoas e em sentimentos nem se fala! Precisamos definir melhor o que é comportamento. Honesto é aquele que
cumpre as leis naturais dos DEVERES, individuais, domésticos, cívicos ou
patriotas, Oriental, Ocidental e Planetário. Participa
e atua com as noções de rés pública. Combate à
corrupção.
Igualdade só de oportunidade.
Exatamente.
Se não somos iguais às oportunidades poderão ser estendidas a todos, sem
restrições de credo e posições sociais. O que deve ser mudado é a vinculação ao
conteúdo intelectual de cada pessoa. Aí, oportunidades oferecidas, por si só,
limitam, por princípio, a igualdade entre pessoas. Muitos têm limitações
motoras, outras mentais e assim por diante. De que oportunidade falamos? Do mérito – Capacidade, Competência e Altruísmo.
Mesmo para
aqueles que têm cultura acima da média, as oportunidades não são igualmente
alcançadas. OK! Pelo julgamento politiqueiro reinante.
Oportunidade
igualitária é retórica do campo político. A realidade é bem outra. A prática
demonstra isso. De acordo.
Por oportuno,
as famigeradas cotas, beneficiam uma categoria de pessoas, independentemente do
seu grau de intelectualidade e cor da pele. Isso é discriminatório? As
oportunidades são as mesmas? Não são e conduzem aos preconceitos. Somente pelo mérito chegasse a Cel. em época de Paz. Em época de guerra chegasse a Brigadeiro por
mérito; na Prática. Mas existem exceções.
São
pelas diferenças que ocorrem as uniões, as unidades e as
continuidades.
Dependendo do
campo da atividade humana, vide no político, por exemplo, dificilmente vemos
continuidade de ações no processo decisório entre a situação e a oposição. De
que união falamos?
União entre
os seres Humanos. União Familiar. A Unidade é dada pela Doutrina ou Religião.
Com relação à Continuidade somente irá pela política quando nós adotarmos a
minha sugestão de regime político – A Societocracia Republicana. Que possui uma
forma diferente de eleição. Entre no Site www.doutrinadahumanidade.com
e do lado esquerdo em PALESTRA, procure
o slide 33 REGIME e atente depois para o JUDICIÁRIO.
Prova disso,
basta andarmos pelas ruas de quaisquer cidades mundo afora. As pessoas nem
fisicamente são iguais, mesmo as profundamente parecidas.
Gêmeos
raramente são iguais de temperamento.
Congelemos as
diferenças e vamos nos unir para melhorar esta Nação.
Lembro-me de um
fato em que um dos gêmeos fora condenado por um crime enquanto o autor fora seu
irmão. O que fora confundido era dócil, pacato, atencioso, educado e jamais
"mataria uma mosca". O outro era a antítese do seu irmão.
Você não pode
esquecer que uma mesma mãe muda de comportamento ao passar do tempo. Necessitamos
verificar a diferença de idade entre estes dois irmãos.
Restringir a
venda de armas, não irá resolver o problema. Possivelmente a fabricação para
uso "doméstico" sim! Deixaria de haver assassinatos se não
fabricassem armas de fogo? As armas brancas não matam? Quanto veneno existe
para matar? Um soco pode matar? Concordo
Não se trata de
modo de pensar e sentir que irá modificar as tendências à violência.
Vai sim! Eu me
baseio em uma doutrina de base científica, isto é, que por fatos
históricos fornecem leis naturais do comportamento humano em sociologia e
no comportamento individual - moral. O
sentimento é que comanda a inteligência. Se o sentimento for egoísta
gera raciocínios egoístas. Para lhe dar uma ideia deste quadro da
formação da psique, vamos nos encontrar na pracinha para lhe explicar uma
teoria cerebral que vai esclarecer este ponto.
Teremos que
desenvolver técnicas pedagógicas de educação dos sentimentos
para saber subordinar os egoísmos aos altruísmos humanos.
Depois lhe explico quem são os 7 egoístas e os 3 altruístas.
Prezado
Lacaz, se não sabe, por força de ofício, tive de estudar e me manter atualizado
não só em técnicas pedagógicas, sociologia e principalmente psicologia (não há
educação de sentimentos: ou se tem ou não!). O que podemos é frear impulsos
pela razão ou educação. Mas jamais deixamos o potencial para a explosão de
sentimentos.
Admiro a sua
boa vontade de expor seus conhecimentos de elevado nível cultural no campo da
Arte da Educação (Instrução Científica), mas em nome da minha DEUSA a
HUMANIDADE que é conselheira de seu DEUS pede licença para afirmar que é
possível educar os sentimentos humanos. Vou lhe apresentar lá na pracinha uma
técnica de como educar o sentimento humano em uma sala de aula do jardim de
infância (?). Para isso, teria que te apresentar a teoria cerebral de Augusto
Comte, que foi ensinada com o titulo : A HARMONIA E OS TRANSTORNOS MENTAIS”, na
Aula Inaugural da Disciplina de
Psiquiatria, da Faculdade de Medicina de Jundiaí – SP , no ano de 2001, onde
compareceram 90 alunos do terceiro período médico, e que depois do intervalo
todos retornaram.
Você, como eu
e qualquer pessoa, pode se controlar, desde que não tivesse o sentimento
criminoso em potencial. Quem é que não tem o sentimento guerreiro, quando possui um elevado caráter
(coragem, prudência e perseverança) Estamos sempre prontos para a luta.
Tem gente por
ai que vive dizendo que a solução para o Brasil é....
Ações sociais
puramente de ajuda não é a solução.
Não é doar nada
no campo material e nem de comida. É no campo espiritual. É de
responsabilidade da Mãe e das Igrejas. Aqui no Brasil se não mudarmos os
programas de televisão e incrementar nas funções das Igrejas uma maior responsabilidade
social e moral – Cartilha Verde- e não
formarmos a educação das Mães e não
consolidarmos a noção de Família de par andrógeno, com certeza o número de
criminosos vão ser de tal ordem que o número de advogados, juízes, policiais,
psiquiatras e psicólogos vão num crescente que por exemplo, no Rio de Janeiro o
Fórum vai ocupar daqui a 50 anos o Aterro da Glória e o Maracanã, quase não dará
conta como presídio.
Se for um órfão
de nascimento ou na puberdade? Quem assume no campo espiritual? Estaria
preparado? Teria que ser adotado pelos avós ou pelos tios.
Estes casos são analisados para que sejam procuradas a devidas soluções caso a
caso. O judiciário entraria para definir a guarda do educando.
Caro amigo,
se igreja (diria templos religiosos para não haver discriminação) pudesse
resolver esses problemas, o mundo não estaria melhor? Onde fracassaram?
Temos que
separar as Igrejas do Estado. Veja este artigo no link abaixo sobre a
responsabilidade das Igrejas.
Note que não
toquei no campo material!
O Problema é
sentimental, pertence ao Capital Moral, não está sendo estudado o campo do
Capital Material ($)
Por que até os
14 anos? Está com base científica?
É com
base científica, pois muitas das religiões fazem com que a Mães
acompanhem os seus filhos até 14 anos - Vide os Judeus.
(BARMITZVA é
aos 12 anos e não 14 anos). Errei são com 12 anos. A responsabilidade maior fica com os pais. Mulheres nem fazem parte
das cerimônias importantes nas Sinagogas. Elas cuidam dos filhos, mas a
doutrina é ditada pelos homens. Ditada pelos
Rabinos. Podemos mudar para os 12 anos, não faz muita diferença. Já expliquei este
assunto no texto.
Nos USA uma
criança de oito anos foi condenada à prisão perpétua por ter cometido
assassinato. Que vergonha!
É vergonhoso,
mas faz parte do Código penal de muitos Estados, incluindo a aplicação da pena
de morte. Quem deveria estar preso são os EDUCADORES dos US.
O Meio Social onde vivemos faz as pessoas. Você é concebido por um ato sexual,
não pediu para conhecer este mundo. Mas O casal não vive junto. A mulher que
vai ser mãe, durante a gestação fica bebendo e jogando nos fliperamas, jogos de disputas, brigas e só
violência. A criança nasce logo que pode
começa a jogar na sua de casa, entra no sistema de TV com os joguinhos que sua mãe lhe presenteou. Tiroteio o dia inteiro e mais filme de atos
sexuais
Formou um
violento, um agressivo e um futuro potencial assassino. Mas um excelente
guerreio para o Vietnam. Se não for participar de uma guerra, vai ter que matar
alguém. Mata a Mãe que o contrariou.
Os pais
continuam despreparados para o exercício da educação dos seus filhos...a escola
de há muito instrui mal e não têm nem forjado pessoas cultas...
Pois é. Veja se
você lê meus artigos e os links que enviei que trata destes assuntos. Você não
leu !!!???
Li tudo o que
me enviam. Esteja certo disso. Só que muitas vezes o que o prezado amigo
preconiza como solução para muitos problemas não concordo por racionalismo
pragmático ditado Poe escolas clássicas que estudei e adotei como as mais
coerentes com meu pensamento. Mas as escolas que você
estudou não tiveram a cultura proposta pelo Positivismo. Por isso, segue no link
seguinte minha palestra.
em uma aula inaugural na Faculdade de Medicina
de Jundiaí SP– na Disciplina de Psiquiatria sobre As Harmonias e os Transtornos
Mentais” segundo a Teoria Cerebral de Augusto Comte. Existiu um Grande Psiquiatra desta Faculdade o
Dr. Aníbal da Silveira, com doutorado em Chicago, com louvor, que pode ser visto
citação no anexo do Livro de Minha autoria – A Ciência Teórica Moral Positiva,
que aplicava estas técnicas de base científica na Ciência da Construção (
estudo do Ser Humano Individual) e em sociologia ( estudo do Ser Humano em
Sociedade), vide nas paginas 6 e 364 deste meu livro
Analise o
link abaixo
Caso tenha
tempo veja este artigo sobre Aos Psiquiatras e Neurologistas, Psicólogos e
Sociólogos.
http://www.doutrinadahumanidade.com/artigos/aos_psiquiatras.htm
Assim, o que
aconteceu nos USA é, como outros acontecimentos idênticos, um desvio
comportamental de jovens que, além de tendência mórbida genética,
"acenderam o estopim" e explodiram seu interior represado e submetido
à alguma pressão, que precisa ser identificada para se chegar à verdadeira
causa.
Só tem acontecido
muito mais lá do que em qualquer parte do mundo. Eu explico no meu texto que
você não leu. Nos links.
Caro amigo
ledo engano! A mídia brasileira, principalmente, dá muito mais destaque tudo o
que lá acontece do que em outras partes do mundo. Aqui as ações criminosas têm
mais ocorrências do que lá (vide noticiários de acidentes de trânsito,
ocasionados por falta de educação e ingestão de bebidas alcoólicas e crimes
bárbaros). Este último, que ocasionou a morte de crianças de uma escola, por um
atirador, nos USA, foi chocante. A Força da
AMORALIDADE é muito maior que a da Bomba
Atômica. Ela é lenta gradativa e
irreversível, para destruir uma nação.
A maior culpa
de crimes dessa natureza deve-se, mormente, aos filmes e temas que induzem,
desde tenra idade, ao crime. De acordo. Por que o
Governo dos US não proíbe estas educações inadequadas de liberdade para filmes que educam
a violência. Ele está colhendo os frutos.
Lembra-se do
Chapeuzinho vermelho? O lobo mal comendo a vovozinha!
Os três
porquinhos. A Cinderela! A Bela e a Fera! Tom (o gato) perseguindo o rato!
Branca de Neve envenenada com uma maçã! Bambi que vê sua mãe ser morta por um
caçador!
O Super-homem,
lutando com as forças do Mal! Rambo...assaltos...os “Bang Bangs”!
Verdadeiras
lavagens cerebrais!!!!
Temos que
educar o sentimento e eliminar as ferramentas danosas que aguçam o egoísmo,
como estes filmes e joguinhos violentos. Temos que ensinar que a fraternidade é
importante para a vida social pacífica. Novela da Globo são altamente
perniciosas..
O jovem
assassino poderia ter envenenado a água da escola...ter usado arma
branca...etc. Se não houvesse arma de fogo disponível para o crime que cometeu,
não poderia ter usado outro meio? OK!
É necessário
verificar como era o comportamento dele e da família para se avaliar causas
primárias, mas importantes para se chegar a um veredito.
Vamos conversar;
mas, por favor, leia tudo que enviei, pois lá estão as respostas.
Bolsas isso, bolsa
aquilo etc, não melhoram uma sociedade. Existe uma
proposta de Salário de Manutenção e Salário de Produtividade. Vamos ver isto
mais tarde.
Forte abraço.
Napoleão
SRF
Lacaz
Abraços.
Napoleão.
SRF Lacaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário