Solicitation from
Progressives Proletarians
to
Preservatives
Employer Order .
Text adaptation of Auguste Comte with the Contemporary Realities.
Appeal To Conservatives - One volume, Paris 1855, 2nd edition translation in English and Portuguese. Translation into
Portuguese by Miguel Lemos 1889, the Positivist Apostolate of Brazil; No 194.
The Main Objective is really incorporate the Proletariat in Society.
Consiste em solicitação dirigida aos Conservadores de
CENTRO, para realizar a aliança
política com os partidos de ESQUERDA e para
aliança com os partidos de DIREITA.
Destina-se este Apelo, aos
verdadeiros dirigentes das Nações, (hoje
dominadas e orquestradas pelo poder Financeiro Mundial - Poder Secreto) - que são os empresários
ou industriais (Banqueiros, Fabricantes, Prestadores de Serviços, Comerciantes
e Agros-pecuaristas), que constroem materialmente os países e a
civilização internacional moderna, decidindo as ações a realizar, dirigindo, de
fato, à economia e a sociedade, no campo do capital material. Quase sempre, a
ação social dos grandes Patronais, que são
beneficiados pelos atos acertados do governo político, às vezes muito
prejudicada com seus erros ou omissões.
A doutrina
política aqui recomendada tem base
no HUMANISMO SECULAR DEMOCRÁTICO, que
é quimérico, para desenvolver a fraternidade universal. E procurando
obter o Progresso moral, intelectual científico e econômico do país,
subordinando-o a Ordem, com a melhor distribuição de renda, entre pobres e
ricos – eliminando o miserável e o milionário; bem como criando a noção de
Nação - : não conquistadora – defensiva, de forma militar e econômica, pelo
cumprimento das leis naturais; subordinando os direitos aos Deveres; a análise
à Síntese; o progresso à ordem, o egoísmo ao Altruísmo, e também para o Bem
social de toda a Humanidade.
É pelo Mérito (capacidade, competência, altruísmo e situação) que se
definirá sempre, o status de cada indivíduo produtivo na sociedade;
resguardando um justo julgamento pelo cumprimento das Leis dos Deveres
(Individual, Doméstica, Civil, Continental, Ocidental, Oriental e Planetária);
e sendo pela “Sã Política, que é filha da Moral de da Razão”, que poderemos
melhorar esta governabilidade.
Estamos
chamando neste trabalho de Humanismo a doutrina filosófica proposta por
Augusto Comte, doutrina que identifica os humanos, autônomos em sociedade, como
o objetivo e a referência da vida humana. Evitamos desta forma o rótulo de
POSITIVISMO, e também os preconceitos adversos, gerados por divulgação antiquada
e enganosa, evitando assim o pré-julgamento adverso contra a obra de Augusto
Comte, hoje bem divulgada. Dessa forma, convidamos os Patronais e os
Proletários a pesquisarem o assunto sem idéias reacionárias, cientes de que uma
palavra mal interpretada, por quem desconhece profundamente o assunto, impede o
exame cuidadoso do tema.
O HUMANISMO
secular de Augusto Comte, adaptado para a fase em que estamos hoje vivendo da
evolução da Humanidade, mostra que a política é a arte de governar o grupo social;
de governar o país e de governar a evolução desenvolvimentista da Humanidade,
para o Bem Estar Social de todos os humanos, sob a forma Societocratica, isto
é: O Regime Republicano Societocrático Federativo, Municipalista,
Trabalhista/capitalista, proposto por Paulo Augusto Antunes LACAZ.
A orientação se diz SECULAR por ter como apoio o conhecimento
científico, das ciências teóricas (Matemática, Astronomia, Física, Química,
Biologia, Sociologia Positiva e Moral Positiva), da ciência aplicada, isto é, de
suas respectivas tecnologias - Topografia, Navegação, Mecânica / Eletricidade /
fissão nuclear.etc; Produtos Petroquímicos – Reações industriais, etc.;
Mutações Genéticas, etc.;tendo a Economia como sendo uma aplicação tecnológica
da Sociologia; as aplicações tecnológicas dos Deveres, com suas respectivas
disciplinas pela Ciência Moral Positiva ou Ciência da Construção ou Psicologia
Científica – com a Educação, a Sã Política, Deveres/direito; e as 15 Leis
Naturais, da Fatalidade Suprema, comuns as 7 sete ciências; que são
ciências por possuírem simultaneamente os sete atributos – real, útil, certo,
preciso, orgânico, relativo e social; e por isso ter tido saber técnico, e o da
experiência prática; em lugar de se referir um dogma de uma religião teológica
ou fetichista ou metafísica, não tendo como objetivo obedecer à palavra dos
deuses e sem obedecer à palavra dos livros religiosos, por mais antigos,
respeitados e mais conhecidos, que sejam; em não acreditar em entidades criadas
pela metafísica. Portanto, a política será feita para que exista completa e
consciente imparcialidade religiosa ou ideológica do campo teológico,
fetichista e/ou metafísico. Surgindo daí a religião leiga ou Doutrina
Humanística, que é uma religião ou Doutrina da Família, da Pátria, da
Nação: não conquistadora de forma militar e econômica, e de toda a evolução da
Humanidade, tendo por ideal realizar de fato o Bem Estar Social dos Humanos,
ricos e pobres, aqui na Mãe Terra, pelo bem público, isto é, pela República,
aqui e agora, em um regime político, batizado de SOCIETOCRÁTICO com liberdade e
responsabilidade – Imprensa Livre com responsabilidade e com justiça, onde pode
ocorrer a pena de morte aos realmente insociáveis, promotores dos crimes
hediondos, econômicos e financeiros. Onde a disciplina e a hierarquia e o
respeito aos superiores, são armas da sociabilidade. Para principalmente
defender a BIOCRACIA com a saúde da Mãe Terra.
Notar que nestas informações definimos como Societocracia, criadas por
Paulo Augusto Antunes Lacaz, após ter lido mais de 26 Constituições de paises
diferentes e diversos tipos de governo, vem criar um benéfico regime onde todos
os Trabalhadores – Patronais, Proletários, Sacerdotes e Militares são mantidos
na a completa liberdade, com
responsabilidade social; jamais a liberalidade – o neoliberalismo é descartado
da sociedade; o governo sendo realizado e controlado por legítimos
representantes eleitos por classes representativas da sociedade –
corporativistas (80%) e 20% do congresso de políticos eleitos diretamente pelo
povo de forma democrática. Os demais são indicados pelos seus sindicatos e ou
associações ou federações; eleitos de forma sociocráticas. A Societocracia se
caracteriza pela liberdade com responsabilidade e por ter 20% de um Congresso, que é soberano, de
representatividade popular municipalista, via representantes dos seus
respectivos Estados. Tudo isto, é administrado por uma Pronunciadura
Republicana.
O Presidente – um Pronunciador Republicano, tem elevada
responsabilidade social e é julgado por sistema de ad-referendum ao final de
cada 10 anos, pelo Congresso que é soberano. Quaisquer que sejam o tipo de
corrupção estão eliminados. Os votos são em aberto. O proletariado é
que fiscaliza o Congresso. E o Congresso é que fiscaliza a Câmara de Orçamento
e Gerenciamento. As leis são de dois tipos – umas elaboradas pelo Congresso e
outras pelo Executivo, que ocupa a Câmara de Orçamento e Gerenciamento.
Existe um Conselho Nacional de
Justiça e um Judiciário. O CNJ fiscaliza a conduta moral dos juizes. E quem
fiscaliza o CNJ é a Assembléia do Congresso Nacional.
Mais detalhes quando da minuta da Constituição, do Código
Penal e do Código Civil em elaboração.
Consideramos na vida política, EM NOSSO DIAS , três
TENDÊNCIAS políticas: a ESQUERDA, o CENTRO e a DIREITA., que diz respeito aos
Políticos eleitos democraticamente.(20% do Congresso); os demais são
apartidários.
Definimos aqui de “tendência de
ESQUERDA” a intenção daqueles que desejam mudar as instituições, quer por meios
legais, quer pela destruição e pela violência. Chamamos aqui a Esquerda radical
de REVOLUCIONÁRIOS.
Definimos “tendência de CENTRO” como
formada por aqueles que desejam manter as instituições políticas protegendo a
situação existente. Chamaremos os políticos de Centro, de CONSERVADORES. Os
conservadores normalmente chegam ao poder político. Se outro partido assume o
governo, sempre se torna conservador ou mesmo retrógrado, porque não mais
desejará mudanças graduais nem mudanças radicais.
Definimos aqui de “tendências de DIREITA,”
aqueles que desejam que a política volte aos regimes do passado, a regimes como
a monarquia ou desejam a instalação do totalitarismo sem mudança. Os
RETRÓGRADOS se qualificam como os partidários da direita radical que propõem o
restabelecimento de tiranias do passado, impedindo mudanças pela violência.
É necessário notar que as três
tendências partidárias reúnem políticos que NÃO SE MANTÊM sempre,
permanentemente, com a mesma orientação. Podem mudar, sem coerência, dependendo
dos interesses pessoais ou de momento.
Verifica-se que todo governo que está
no poder SE TORNA SEMPRE um governo de Centro,
ou, se não é CONSERVADOR, torna-se de Centro, CONSERVADOR. Mesmo os mais
radicais de Esquerda, quando assumem o poder, se tornam conservadores, em geral
conservadores mais radicais, e, se puderem,
tornam-se cruéis ditadores tirânicos, como ilustra bem o caso do
sapateiro Joseph STALIN e no caso de muitos outros revolucionários. O
totalitarismo conservador dos revolucionários, então de extrema direita totalitária
conservadora, mantêm-se pela violência e se proclamam, enganosamente, de
governos “de revolução libertadora”.
A filosofia da história mostra que o
PODER para governar, sempre, no passado, pertenceu aos que possuíam a RIQUEZA
da sociedade. Essa forma de governar PODE SER VERIFICADA nos registros
históricos, nas grandes civilizações do passado. O PODER e a RIQUEZA sempre
estiveram juntos, na história humana. Com o fim do feudalismo e com a
secularização que resultou do enfraquecimento da religião teológica ou doutrina
teológica, o poder passou a ficar separado da riqueza. Essa colocação do poder
em mãos outras do que nas mãos da riqueza, dos donos do capital, é contrária à
prática política constante na história. Na verdade os representantes dos Poder
Secreto, têm como representantes os atuais governantes do Brasil, o FHC, o
Lula, o futuro que é o Governador de Minas, etc.. E resultou do aparecimento
das novas classes de produção e de comércio na civilização do ocidente europeu,
formando e era industrial moderna, após a extinção da atividade guerreira
predominante.
A original filosofia da história
está mostrada no quinto e no sexto volume do COURS DE PHILOSOPHIE POSITIVE,
Paris: ed. Bachelier, 1830-1842, e, em pormenor, na Sociologia científica teórica
desenvolvida por Augusto Comte em seu SISTÈME DE POLITIQUE POSITIVE, em quatro
volumes, Paris: ed. Mathias, 1851.
TEXTO DE
REFERÊNCIA. O texto original é:
Augusto Comte, APELO AOS
CONSERVADORES, Rio de Janeiro: Igreja Positivista, 1899. O texto original, em
francês, é APPEL AUX CONSERVATEURS, edição de Dalmont, Paris, 1855.
OUTRAS FONTES sobre o
Humanismo:
Internacional Humanist and Ethical Union
Humanist
World
Wordwide
Index of Humanist Groups
Council
for Secular Humanism
As NOTAS abaixo incluem uma
interpretação livre, comentada, feita pelo positivista Ângelo Torres, apenas de
parte do texto original que apresenta interesse político imediato. Muitas notas
incluem informações não contidas no original, sendo muitas dos textos de
Augusto Comte e outras são referentes a fatos recentes. A interpretação faz a
atualização e adaptação do vocabulário usado, com o emprego de palavras usuais,
mas não pretende mudar o significado do texto, nem alterar o pensamento do
filósofo, mas, no caso de dúvida, deve ser comparado ao original. Dessa forma,
as notas são de completa responsabilidade do comentador. Onde agradece a colaboração feita por colegas
e amigos, por suas indispensáveis correções, críticas e sugestões.
NOTAS COMENTADAS,
por Ângelo Torres. Número de páginas: Os números à direita, esquerda de cada
nota indicam a página do texto na referência do livro de Augusto Comte.
- O objetivo deste APELO AOS CONSERVADORES é unir os políticos de
centro, com a direita não retrógrada e com a esquerda não niveladora. p.
XIII.
·
Os conservadores de centro são uma força numerosa e
forte que procuram se afastar tanto dos revolucionários, como se afastar dos
retrógrados. 001
- Ordem
e progresso significam PAZ E LIBERDADE. Significa manter a PAZ, pela
manutenção das instituições, e, ao mesmo tempo, o progresso exige as
LIBERDADES.
- Em
geral os conservadores são postos no poder, salvo em momentos de crise
política.
- Mas
os partidos do centro no poder procuram neutralizar a esquerda
revolucionária por meio da ação da direita retrógrada. E nessa tarefa para
a obtenção de um equilíbrio produz a perda de tempo e de recursos que
poderiam promover o progresso da nação. Esse equilíbrio instável se faz
entre o perigo do retorno ao poder pelo direito divino e o perigo de
incompetência e crueldade da revolução de baixo para cima.
- O
humanismo é necessário para PREVER e para CONDUZIR, por meio do saber da
ciência política.
- Ordem
(Patronal) e progresso (Proletário), correspondem a RETER e IMPULSIONAR.
003
- O
mais profundo preconceito da esquerda revolucionária é a tentativa de
DOMINAR, pela violência a OPINIÃO, com a extinção da liberdade de
consciência, usando o poder político coercitivo. É o TOTALITARISMO, que
supõe que o poder político tudo pode controlar. A ditadura do
totalitarismo tirânico deve ser superada, deve ser evitado.
- O
preconceito revolucionário mais profundo e mais perigoso é usar o poder
político para controlar a opinião pública, com a destruição da liberdade.
004
- A
liberdade da opinião só pode ser assegurada pelo conhecimento da CIÊNCIA
POLÍTICA moderna, apoiada na filosofia da história, esclarecida pela
sociologia científica de observação. 005 - Esse progresso depende de levar o saber
verificável até as ciências humanas, até a sociologia e até a Moral
Positiva, ou Psicologia Científica ou HUMANISMO científico ou Ciência da
Construção. 007
- O consenso universal em todos os povos e em todo o mundo só pode ser obtido com a aplicação do conhecimento científico, que vale em todos os lugares e em todos os tempos. Esse saber TEÓRICO CIENTÍFICO, resultou da lenta evolução humana, pelos indivíduos e pela sociedade. A ciência moderna aplicada à política deve apoiar-se em teorias comprovadas e verificáveis pela observação e pela aplicação repetida. 009
A EVOLUÇÃO DA TEORIA POLÍTICA
·
A lei dos três
estados da Inteligência das teorias estabelece que:
CADA UMA DAS NOSSAS TEORIAS, PASSA
PRIMEIRO PELO MODO DE MITO OU FICÇÃO, EM SEGUIDA PELO MODO
CRÍTICO OU DE ENTES ABSTRATOS, METAFÍSICOS, E, EM TERCEIRO MODO , ENFIM
, COM O MODO CIENTÍFICO OU POSITIVO. 011
- O
saber TEÓRICO acumulado pela sociedade passou por uma revolução bem determinada.
CADA UMA TEORIA passou por três modos:
PRIMEIRO MODO: a teoria explicada com
MITOS sendo MITOLÓGICA, com feitiços e deuses;
SEGUNDO MODO: a teoria se tornou
CRÍTICA, REVOLUCIONÁRIA, negando os mitos, negando os deuses, e passa a
explicar a realidade por meio de entes abstratos, metafísicos, puras palavras
vazias; como o Ser, a Sábia Mãe Natureza, a Energia Cósmica;
TERCEIRO MODO: a teoria descobriu
algumas das regras fixas, confiáveis. Descobriram a CIÊNCIA com suas leis
teóricas constantes no plano abstrato teórico, como normas universais e
tornou-se conjunto da teoria CIENTIFICA ou POSITIVA.
As teorias, para cada caso, tiveram
sua evolução mais rápida se o assunto fosse mais simples, como na matemática e
na astronomia. Essas foram as primeiras ciências teóricas estabelecidas. As
teorias em assuntos mais complicados tiveram sua evolução mais lenta, como em
física, química e em biologia, em sociologia, em ciências humanas, A MORAL
Teórica Positiva, são ciências teóricas e aplicadas muito modernas e muito
recentes.
CIÊNCIA POLÍTICA CIENTÍFICA
Como resultado da evolução das teorias, obtemos na ação
política uma orientação segura com base na sociologia abstrata, como ciência
teórica moderna. A teoria a usar na CIÊNCIA POLÍTICA será, assim uma teoria
científica aplicada e confirmada pela observação da política real e do saber
filosófico tomado da crítica inteligente dos milenares eventos anotados nos
Anais da história da Humanidade.
A evolução social é o extremo prolongamento da
progressão animal, da evolução animal, que ilustra o conhecimento da hierarquia
dos seres reais, ordenando os animais em ordem crescente de complexidade.
Augusto Comte elaborou a
classificação das ciências abstratas, dando ao sistema científico uma
metodologia original, como uma moderna filosofia das ciências, propondo a
sociologia teórica e a psicologia abstrata como verdadeiras ciências positivas.
012
A ética deve ter como referência o
bem da sociedade, o bem do povo, do trabalhador. A moral humanista se refere ao
humano, aos agentes individuais que formam a sociedade desde o passado, até o
presente, chegando ao futuro. Aos humanos cabe a tarefa de conhecer, amar e
servir a sociedade – essa é a ética humanista secular leiga, sem preconceitos e
sem conflitos religiosos. Cada uma e toda religião e toda seita devem ser
respeitadas e vista como etapas de nossa evolução social, no passado e em
nossos dias. 017
A política moderna não pode ser
religiosa, porque não há uma religião que governe todos os humanos, uma religião
que seja universal. Em especial no monoteísmo, os deuses são ciumentos,
exigindo a condenação e morte de todos os outros deuses. Os adeptos dos deuses
modernos estão em guerra permanente. Portanto, a política moderna deverá
promover a liberdade religiosa e será sempre uma política secular leiga sem denominação ou tendência religiosa. Os religiosos devem
ser convencidos a se dedicar á orientação de âmbito pessoal, particular, sem
poder no governo da terra, preocupados com o governo espiritual de seus
paraísos celestiais. 023
Os teóricos, pesquisadores, os
cientistas, e filósofos do humanismo, não
devem ter parte no poder ou a ele se aliar. O que será mais fácil e mais
comum se o governo não puder pagar salário a jornalistas, professores ou a
outros formadores de opinião. Devem manter sua independência, tanto do poder
político, como do poder da riqueza, do poder econômico. Dessa forma, poderão
orientar os políticos para promover a paz, mantendo as instituições
estabelecidas para promover o progresso, para a prosperidade de todos, para a
prosperidade dos trabalhadores, para a proteção dos pobres e dos mais pobres,
livrando-se da miséria e da doença.
A filosofia humanista deverá orientar
os partidos conservadores do centro para que façam a aliança com os retrógrados
da direta e com os revolucionários da
esquerda para promover a prosperidade por meio do progresso industrial e
pacífico.
Os conservadores poderão participar
ativamente do movimento político proposto, mesmo que rejeitando à filiação
completa ao humanismo leigo, por terem outra orientação ideológica política ou
religiosa.
PRIMEIRA PARTE.
A política própria para os conservadores. A norma
política de base a seguir deve ser clara e segura. Sua definição deve ser
tornada pública. 025
CONDIÇÕES DE GOVERNO. Em todas as
sociedades existe a especialização e existe o comando para que cada
especialista tenha sua ação voltada para os objetivos da coletividade. A
especialização é a divisão das profissões e dos trabalhos. O comando é feito
pelo governo, que pode ser o governo material, para as ações, ou pode ser o
governo moral, por meio da opinião, do ensino, por meio da religião, da
propaganda. Como conseqüência, em cada sociedade, existe quem COMANDA e existe
quem OBEDECE. Se não houver obediência, não há governo, a sociedade não pode
existir, a sociedade se desfaz, porque os seus agentes, que sempre são
autônomos, ficam em
conflito. E o governo deve ter unidade, quer dizer, para cada
atividade, deve haver um único dirigente. Se houver divisão do comando, com
vários chefes, não há harmonia no grupo, falta UNIDADE, falta coerência, isto
é, as ações não se fazem numa única direção, com um só destino. Assim, não se
pode promover o GOVERNO DE TODOS POR TODOS, porque seria o caos, o fim do
governo, por falta de um comando único. Numa assembléia, sabe-se que ninguém manda, porque todos
mandam e não há responsabilidade pessoal. A democracia, como regime
político de liberdade e de representação do novo trabalhador não pode existir
se TODOS mandarem. Mandam, de verdade, os REPRESENTANTES do povo. E nem todos
os representantes representam bem os trabalhadores e nem sempre promovem a
prosperidade do povo. 028
O governo tem o mando, e o grupo comandado deve obedecer.
É a ordem DE CIMA PARA BAIXO. Se a ordem for DE BAIXO PARA CIMA, ou seja, se
todos comandam, não há governo, é a revolução, o fim do grupo, não há
progresso. São duas as condições para o desenvolvimento do grupo:
1. Que exista QUEM MANDE;
2. Que exista quem obedeça, que aceite
A SUBMISSÃO ao comando, voluntariamente de preferência, ou involuntariamente.
Portanto, não há progresso sem submissão dos comandados. Não há
aperfeiçoamento, não há progresso sem submissão. A educação mostra que obedecer
é a norma, e que obedecer de boa vontade nos conduz ao conforto, ao progresso.
028
DOUTRINA
POLÍTICA. 030
Noções correlatas.
I EMOÇÕES. É importante notar que os
sentimentos são motores afetivos que levam o animal a agir. O sentimento de
união ao grupo, o sentimento gregário, o altruísmo, é o verdadeiro motor do
progresso humano em sua longa, milenar, evolução social. Os importantes e
indispensáveis sentimentos de proteção da pessoa, que são os do egoísmo, não
devem perturbar a ação política.
II RELATIVIDADE. O progresso da sociedade, o seu aperfeiçoamento,
faz reconhecer suas imperfeições. Ou seja, o aperfeiçoamento indica que
haveria, antes imperfeições. A melhoria das instituições políticas ocorre por
haver falhas. O progresso corrige essas falhas, sendo sempre relacionado às
situações, que se alteram com o tempo. O progresso, assim, é relativo às
condições de tempo e de lugar. 033
III AÇÃO CONSTRUTIVA. A ação política deve combinar a
ação com a opinião para atender ao bem da sociedade, numa ação construtiva
harmoniosa. 034
A norma do humanismo mostra a
sociedade com base na FAMÍLIA, que forma a PÁTRIA. Essa norma é a garantia da
autoridade e da propriedade. Ao longo de uma evolução milenar, cada filosofia,
base mental de cada religião, em sua época de maturidade, assegurou a
convergência dos humanos, por sua narrativa, servindo, dessa maneira, para a formação da grande sociedade,
em nossos dias globalizada financeiramente, a grande humanidade, no mundo; que
deverá no futuro ser globalizada altruísticamente. Em SÍNTESE, o HUMANISMO se
torna a nova forma de pensar, a nova filosofia: os humanos, em sua vida,
realizam seu destino permanente, em todas as épocas, para CONHECER, AMAR E
SERVIR à HUMANIDADE. Nas diversas religiões, a referencia da vida foram os seus
deuses, que sempre levavam os homens ao serviço da sociedade, quando a doutrina
religiosa chegava à maturidade. A doutrina da REVOLUÇÃO, da luta de interesses,
da luta de classes, não resulta em desenvolvimento social, porque, de maneira
enganada, supõe, em erro, que o motor do progresso é a luta egoísta. A política
orientada de BAIXO PARA CIMA é revolucionária e destruidora da harmonia social.
035
035
HUMANIDADE. A norma geral é a FRATERNIDADE UNIVERSAL, realizando a atividade
pacífica com base na ciência moderna para a prosperidade de cada trabalhador e
da Nação. No humanismo, sociedade é vista como fundada na família, que, em
conjunto, formam as pátrias. O humanismo construtivo mostra a importância de
cada civilização em cada época, como fases sucessivas de um processo evolutivo
contínuo, embora não exatamente linear. Vê-se que o PASSADO prepara o FUTURO,
com ajustes do Presente, numa evolução gradual. A cultura social humana é a
continuação espontânea da evolução animal, na única espécie capaz de acumular o
conhecimento, movido pelo sentimento de sociedade, o altruísmo. O altruísmo é o
verdadeiro motor da história humana. 035
O sentimento associativo, o
altruísmo, a palavra criada por Augusto Comte, leva cada agente a obedecer à
disciplina humana, que permite a convergência das ações. A obediência, a
subordinação às normas e às leis é necessária ao progresso social. 042
O humanismo construtivo faz o
reconhecimento da importância das civilizações antigas e de todas as religiões
que se criaram na evolução da sociedade. O humanismo comprova que o PASSADO
prepara o Futuro, numa evolução continua, pelo ajuste do Presente. 043
INSTITUIÇÕES
IMPORTANTES.
1ª A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
CIENTÍFICA ou MORAL TEÓRICA POSITIVA. A comunicação política se torna
importante para gerar sentimentos e emoções. Os sentimentos são os motores que
orientam a ação. A comunicação bem feita pode ajudar o partido conservador a
obter o apoio de todo o povo na sua doutrina e na sua ação política. É
necessário que todos reconheçam que o
mundo exterior domina a sociedade, e que os humanos apenas aprendem a modificar
o mundo seguindo e se subordinando às leis que conseguem descobrir. Todas as teorias, crenças e mitos do passado
devem ser respeitadas por sua benéfica ação realizada de forma espontânea, e
por vezes confusa, criada pela sociedade. 046
2ª
A LIBERDADE TOTAL. Com o fim da IDADE MÉDIA, ocorreu também a redução do
predomínio da atividade militar, então, em geral, feita em caráter defensivo. A
civilização tornou-se A CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL que exige a liberdade de
fabricar e de comercializar sempre dentro de normas fixas e de paz social. A
liberdade de opinião deve ser mantida pelo governo político, na atividade
produtiva e pacífica. A liberdade é a base para o desenvolvimento social. A
tirania, a falta de liberdade, paralisia a iniciativa. É o totalitarismo, em
que o governo político destrói a liberdade de consciência e das demais
liberdades sociais. 050
3ª O PAPEL DA MULHER. É importante a função feminina como
mãe de família e como educadora. A manutenção da FAMÍLIA é o fundamento da ação
política do país. Os cidadãos formados em famílias bem constituídas não
aceitarão as práticas políticas de retrocesso nem as práticas políticas
destruidoras dos revolucionários radicais. 052
APRECIAÇÃO
APLICADA. Ação imediata. 055
A ação política da elite dos conservadores será mais
efetiva se tiver uma doutrina moderna para que ocorra a soma das ações dos seus
componentes. Um impulso unânime deve ser constantemente sentido por todos. A
massa geral da sociedade pode apresentar resistência natural contra a nova ação
política dos conservadores.
A nova política de RECONSTRUÇÃO é o
resultado da MAIS PROFUNDA REVOLUÇÃO MENTAL da nossa espécie, pela formação da
nova filosofia do HUMANISMO SECULAR. A transformação mental promove a promoção
da capacidade intelectual, moral e política dos conservadores, que são a elite
dirigente.
PLANO IMEDIATO. 060
I VIDA PESSOAL. O partido
conservador deve mostrar a todos que a disciplina pessoal faz parte da
colaboração voluntária nas ações de reconstrução da nova sociedade, como uma
civilização pacífica e industrial. Essa norma decorre da nova teoria
sociológica positiva. A disciplina resulta da obediência às normas
estabelecidas. Sem essa subordinação não há aperfeiçoamento.
II VIDA FAMILIAR. O partido
conservador mostrará como a família tem sua constituição com base na figura da
MÃE como orientação principal na educação dos filhos e mesmo na educação
continuada de toda a família, para colocar cada agente pessoal a serviço da
sociedade, sempre em plena autonomia e plena liberdade, voluntariamente. É o
que resulta da disciplina, com a submissão do egoísmo, dos interesses pessoais,
com boa vontade, em baixo de bem aceita aplicação do sentimento social, do
altruísmo. 066
III VIDA PÚBLICA. A completa liberdade pública será
sempre mantida pelos conservadores, por meio da redução do poder coercitivo do
governo, LIMITADO ao controle dos ATOS dos cidadãos na vida pública. O governo
material fica encarregado apenas de limpeza pública, polícia, abastecimento
d´água e tarefas em que não exista empresa particular que se ofereça para sua
realização. O poder político será proibido pelos conservadores, de controlar a
formação da opinião pública, assegurando a mais completa liberdade civil, de
manifestação, de reunião, de ensino, de religião, em todos os aspectos. Os
conservadores nunca permitirão a interferência do poder público sobre a
propaganda, sobre a consciência, sobre todas as liberdades civis, proibindo a
tirania da ditadura e do totalitarismo. 072
Pelo contrário, a OPINIÃO PÚBLICA, em
plena liberdade, terá a importante função de FISCALIZAÇÃO do governo político.
Essa opinião pública em liberdade é a garantia efetiva contra o totalitarismo.
Os formadores de opinião, com as funções do sacerdócio do passado, como os
professores, psicólogos, sociólogos, médicos, jornalistas, devem ser plenamente
livres das normas e da legislação do poder político, e devem ser impedidos de
se tornarem mercenários bem pagos pelo poder político corruptor.
O ensino primário fundamental público
e gratuito será oferecido pelo governo. Mas o ensino científico deverá ser
oferecido pelo ensino particular, sem a intervenção do governo, mantida a plena
liberdade de ensino. Os formadores de opinião ficarão com a missão de sistematizar
e desenvolver a harmonia das classes sociais. Deverão estimular a ética social
dos grandes empresários, em sua ação no desenvolvimento do país e na criação de
empregos. Os empresários dessa forma merecerão o respeito e a admiração dos
trabalhadores. Ao mesmo tempo, os empresários oferecerão proteção aos pobres e
aos mais pobres, estimulando o voluntário que ajude a corrigir as injustiças e
a miséria.
O ensino científico LIVRE, não
oficial, não governamental, deve colaborar para que a opinião pública se torne
livre dos sentimentos de REVOLUÇÃO E LIVRES SERVILISMO. O que corresponde a
evitar os trabalhadores mostrem INVEJA CONTRA OS RICOS e contra os empresários.
São os maiores empresários que decidem
as ações no país; são eles quem de fato
governam as ações que produzem a riqueza da nação que promovem a prosperidade
dos trabalhadores, que tornam o país mais próspero. 075
Os formadores de opinião, fora do governo, deixando de ser mercenários a
serviço do poder, se tornam, assim, os FISCAIS IMPARCIAIS dos empresários e do
governo com a colaboração ativa dos trabalhadores. 076
As normas políticas do humanismo, a
serem seguidas pelos empresários, devem recomendar que os conservadores façam a
aliança política com os retrógrados e com os revolucionários no governo
político. 081
SEGUNDA
PARTE. Aliança dos
conservadores com os retrógrados.
Geral p. 83 I Sistema de Gratidão p. 107 II Aliança Religiosa p. 113.
COMO OS
CONSERVADORES DEVEM AGIR COM OS RETRÓGRADOS. 083
Um grande problema só pode ser levado a sério depois que
for proposta uma SOLUÇÃO.
Caso contrário, as questões são postas
de lado, não são consideradas.
Portanto, após o conflito que houve ao
fim do feudalismo e de suas crenças na secularização, a reconstrução só poderá
ser feita se existir uma solução. Sem uma solução estabelecida, o perigo da
destruição revolucionária recoloca os retrógrados no poder político. Assim, o
retorno à regimes radicais de direita totalitária, não podem ter a nossa
aprovação, merecendo, porém, a nossa simpatia, por protegerem as instituições,
por protegerem a ordem estabelecida. 084
Portanto, os conservadores podem
merecer e obter a aliança com os retrógrados da direita, se conseguirem evitar
o perigo da ação destruidora dos revolucionários. 085
A reconstrução política do governo
só poderá ser feita de acordo com as normas humanistas bem compreendidas e
destinadas ao bem da coletividade. A existência de uma opinião pública livre é
fundamental para a ação política dos conservadores. 087
As normas de ação política deverão
se apoiar na sociologia científica, levando a uma filosofia social e a um
humanismo moderno leigo, sem oficializar sem preconceitos religiosos e ideológicos
fetichistas, teológicos e metafísicos.
Assim
será possível uma imparcialidade completa do poder político, com a proibição da
propaganda oficial, e da intromissão do poder material político da riqueza e da
violência, na formação da opinião pública. Com a reconstrução do governo
político moderno, a sociedade industrial e pacífica fará a prosperidade e
riqueza dos trabalhadores e da nação, fará o progresso desejado de todos na
coletividade.
Os políticos de direita retrógrada
ficam, em geral, sem ação, permanecendo passivos em termos normais. Mas se
tornam ativos ao ocorrerem perturbações das instituições. E sempre são muito
úteis já que podem evitar, com sua vigilância, os males da revolução social.
101
ALIANÇA DOS
CONSERVADORES COM A DIREITA. 104
Devem ser feitas duas ações:
I SISTEMA DE GRATIDÃO;
II ALIANÇA RELIGIOSA.
A pequena burguesia é perturbadora,
e em geral egoísta e frívola. Os partidos aristocráticos de direita podem muito
ajudar ao governo dos conservadores. 105
O governo político não deve manter
nenhuma doutrina e nenhuma religião oficial, mantendo a total liberdade de
consciência e de ideologia. 106
I SISTEMA DE
GRATIDÃO. O governo deve
ser leigo, secular, para evitar a tendência para a TEOCRACIA, que é o governo
pelas autoridades religiosas, ou com influência predominante dos religiosos
teologistas. Mas deve o poder político oferecer completa liberdade aos
religiosos de todas as seitas. E mais ainda, mostrar respeito e gratidão a
todas as seitas e ideologias em sua propaganda e em sua atividade de ensino.
107
O partido conservador deve mostrar o
reconhecimento geral ao catolicismo por sua civilização na Idade Média, como
pela tendência católica ao culto da figura de mãe, na pessoa da virgem mãe da
divindade, e pela unidade de doutrina resultante da chefia do Papa, tido como
infalível. Os protestantes apresentam uma tendência que varia em ser ora
retrógrada, ora revolucionária. Mas os deístas e panteístas por vezes tendem á
retrogradação teocrática ou ao governo dos sábios, o que se chama de
PEDANTOCRACIA, que representa o poder nas mãos dos intelectuais retrógrados,
sempre com tendências totalitárias. 110
II
ALIANÇA RELIGIOSA. O partido conservador deve estimular o acordo entre os
políticos da direita religiosa para que se unam num ECUMENISMO sem denominação,
mantendo a cordialidade entre as diversas interpretações religiosas, evitando a
pretensão do domínio de uma das seitas sobre as outras. O acordo ecumênico é
uma proteção contra a reação anti-religiosa dos partidos de esquerda. A ALIANÇA
RELIGIOSA deve, em especial, aliar cristãos e mulçumanos. 113
3ª PARTE
ALIANÇA DOS
CONSERVADORES COM OS REVOLUCIONÁRIOS.
I
GERAL
Os conservadores não devem LIMITAR
SUA AÇÃO POLÍTICA realizando apenas a NEUTRALIZAÇÃO da perigosa ação dos
revolucionários empregando a reação dos partidos de direita. Essa atuação leva
a uma estagnação política, sem progresso da Nação. Temos três partidos: Os
conservadores ficam sempre com o poder, os retrógrados de direita resistem às
mudanças, defendendo as instituições. Os revolucionários de esquerda fornecem o
impulso para as mudanças. Por falta de um programa político, todos os partidos
são incoerentes, por vezes seus agentes trocando de posição repetidamente. 123
Aos revolucionários falta uma TEORIA
PARA PREVISÃO. E a eles falta uma CHEFIA competente para desenvolver a teoria e
o programa necessário. Os dirigentes de esquerda são incompetentes. Os
revolucionários receberam da Idade Média dois problemas inseparáveis: Primeiro
problema: acabar com a pobreza assimilando a população à sociedade. Segundo
problema: criar a civilização científica mundial do humanismo para substituir a
civilização teológica da Idade Média. 126
ESSA É A MAIS PROFUNDA REVOLUÇÃO
MENTAL DA EVOLUÇÃO HUMANA. É a mudança que prepara a nova sociedade industrial
e pacífica moderna, jamais vista no mundo. 127
NOTAR BEM que estamos colocados frente
ao problema de realizar a mais profunda revolução mental da história humana.
Os revolucionários ilustrados,
diplomados, são os mais perturbadores e mais atrasados. 129
O individualismo radical coloca a
opinião e os objetivos pessoais acima das normas sociais, levando à revolução e
à anarquia. O que impede a reorganização e o progresso da sociedade. O
individualismo radical leva a uma infatibilidade do indivíduo para substituir a
INFATIBILIDADE DO PAPA. É a suposição de que existe a INFATIBILIDADE DA OPINIÃO
DE CADA UM, o engano que se opõe a toda direção e a toda regra. A
infatibilidade de cada pessoa é base de revolução de cada um contra a
coletividade. É a revolução destruidora. Todo grupo tem um chefe, um
orientador. Os trabalhadores costumam confundir a FRATERNIDADE com todos com a
IGUALDADE de todos, prometida pela esquerda, igualdade que degrada, igualdade
que não se realiza, igualdade de mentira, usada pela propaganda enganosa. 130
É a promessa de igualdade que satisfaz
à VAIDADE e satisfaz à ambição de chefiar, que são a doença moderna, doença da
fase destruidora da Idade Média. Em geral os revolucionários letrados são
incuráveis, ao contrário dos revolucionários trabalhadores. A principal tarefa
dos conservadores é promover o
esclarecimento dos trabalhadores e do povo, para que desconfiem dos revolucionários niveladores, ambiciosos
se incompetentes. Eles prometem uma igualdade impossível. 131
Os doutores revolucionários são
formados pelos sacerdotes católicos, são filhos intelectuais degenerados dos
religiosos. Mostram a insuficiência as crenças religiosas em nossos dias. 133
Os retrógrados desejam a construção da
nova civilização, mas sem abalo brusco. Os revolucionários procuram a mudança
por meio de reformas radicais e imediatas. 135
O humanismo regenera a sociedade,
REGULANDO e HARMONIZANDO as novas classes surgidas após a SECULARIZAÇÃO, que
marcou o fim do poder religioso do papa e com o fim do FEUDALISMO da Idade
Média, na Europa do Oeste. Essa Europa católica é que liderou o progresso
humano, progresso que resultou da evolução religiosa no catolicismo da Idade
Média. Note-se que os primeiros cientistas no fim da Idade Média eram padres,
que, desenvolveram a ciência dos gregos, sem saber que o espírito científico
moderno, mais tarde, se mostraria contrário à sua própria religião e também das
outras religiões. 136
A classe empresarial deve colaborar
para que os trabalhadores possam manter a família bem organizada, como a melhor
base das instituições da sociedade. O empresariado deve dar o exemplo de
dedicação aos pobres e de sua proteção. Dessa forma, serão merecedores do
respeito e do agradecimento dos trabalhadores. Trabalhadores verão que a luta,
a violência e os sentimentos revolucionários só favorecem aos enganadores
gananciosos, sem promover o enriquecimento dos pobres e da sociedade. 137
Os conservadores devem governar,
mantendo:
1.
A
ORDEM MATERIAL;
2.
O
DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO;
3.
A
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, DE OPINIÃO.
A educação
NÃO DEVE ser controlada pelo poder político. A LIBERDADE DE ENSINO deve ser
mantida. 142
A plena liberdade produz a
desigualdade das pessoas, mostrando a diferença entre os indivíduos e grupos.
Assim, a liberdade faz mostrar a desigualdade, mostra a diferença entre as pessoas.
146
O nivelamento político artificial
coercitivo, com a igualdade obrigatória de todos, destrói a liberdade. É um
aspecto do totalitarismo comunista, uma política impossível. 145
Os
revolucionários são de dois tipos:
1. OS
REVOLUCIONÁRIOS LETRADOS, os DOUTORES
2. OS
REVOLUCIONÁRIOS TRABALHADORES.
E podem ter duas outras tendências
revolucionárias:
1.
REVOLUCIONÁRIOS
LIBERAIS EM POLÍTICA, a favor da liberdade;
2.
REVOLUCIONÁRIOS
NIVELADORES, não literários.
Podem ainda ser:
1.
REVOLUCIONÁRIOS
SOCIAIS, ASSOCIATIVOS
2.
REVOLUCIONÁRIOS
INDIVIDUALISTAS.
Os revolucionários doutores tendem ao individualismo
e os revolucionários trabalhadores tendem a ser revolucionários sociais. Os
melhores revolucionários são os revolucionários adeptos da liberdade política e
os revolucionários sociais. Os doutores são irrecuperáveis, em geral. Devemos
apoiar os liberais em política e negar apoio aos niveladores da igualdade.
Acolher os letrados liberais em política, mas repelir os proletários
niveladores.
Os revolucionários formam a tendência partidária MAIS
INCOERENTE de todos os partidos. 153
O parlamentarismo esconde a tirania do
poder político sobre a opinião livre. Ela dissimula o totalitarismo, a falta de
liberdade, já que a tirania é oficializada pelos falsos representantes do
trabalhador. Aparenta ter decisões unânimes e justas oficializada por uma
assembléia. A decisão em assembléia é
imprevisível, onde não há poder individual, não há unidade de comando. E
não há responsável, não há governo. 154
O sistema eleitoral deve ser adequado
para os objetivos políticos de reconstrução da civilização moderna. Para evitar a demagogia, o voto deve ser
aberto e não secreto. O uso do processo eleitoral é aconselhável, mas
quando mal empregado dá lugar à instabilidade política, à anarquia e à
demagogia.
Os revolucionários, à esquerda, são os
agentes do programa histórico posto na Europa Ocidental, são os políticos que
estimulam a ação política, que promovem o progresso.
A ALIANÇA POLÍTICA a ser feita pelos
conservadores deve unir a ação política dos conservadores e dos funcionários
liberais não niveladores. O objetivo final é retornar à união do COMANDO com a
RIQUEZA. Os retrógrados devem ser convidados a uma ALIANÇA RELIGIOSA para unir
os diversos religiosos a serviço da ética na sociedade. Os revolucionários
podem ser aproveitados por meio da comunicação, por meio do apelo a seus
sentimentos sociais. 155
A pequena burguesia é egoísta e
frívola.
A pequena burguesia invejosa promove a
resistência contra a concentração do poder com os grandes proprietários. Só o
grande empresariado proporcionará o desenvolvimento econômico e os empregos
necessários à vida e ao progresso dos trabalhadores. 160
O
humanismo na política deverá promover duas alianças:
1. A
ALIANÇA RELIGIOSA com os religiosos retrógrados. 162
2. A
ALIANÇA POLÍTICA com os revolucionários, sob a direção dos conservadores. 162
Somente os conservadores podem instalar um governo
de progresso, mantendo as instituições. O ACONSELHAMENTO POLÍTICO deve sempre
estar fora do poder político. Ou seja, os cientistas políticos não devem pertencer ao grupo do poder, não terão
cargo no poder. Assim, eles não poderão IMPOR as suas sugestões, que deverão
ser aceitas por seu valor real e jamais pela coerção do poder. 164
Os humanistas respeitam, sempre, todas
as autoridades constituídas, sem diferença de sua tendência.
Os humanistas têm o dever de orientar
os conservadores, mantendo-se fora do poder político. Dessa forma os conselhos
se mostram imparciais e terão completa plena liberdade, sem pressões
ideológicas do poder. 165
O presidencialismo sempre manterá
amplas liberdades civis, SEM INTERVIR na FORMAÇÃO da OPINIÃO PÚBLICA. Os
formadores da opinião terão sempre total liberdade. O presidencialismo é
estritamente temporal, material, sendo republicano com amplas liberdades e
monocrático, para ter unidade de comando. 167
O governo político deve sempre ser
respeitado, da mesma forma como a propriedade e a riqueza. 168
O respeito ao governo deve sempre ser
mantido, embora estejam em mãos de maus políticos, para que não haja revolução
e violência. Os ricos devem estar preparados para retomar o poder, que sempre
lhe pertenceu na historia do governo político.
O verdadeiro republicano tem que ser
conservador. E só pode ser conservador se for republicano. Porque os
republicanos não farão bem ao povo por meio da revolução. E os conservadores
não podem retroceder por meio da monarquia hereditária ou pelo totalitarismo
tirânico. 169
Os ricos atuando com dedicação,
eficiência e correção no poder merecerão e receberão a gratidão e a veneração
dos trabalhadores.
Há os demagogos retrógrados e os
retrógrados demagogos. 171
O PARTIDO CONSTRUTOR deve assegurar:
1.
Não
destruir, não usar violência;
2.
Não
retrogradar aos privilégios de classe.
DUAS TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS
I. CULTO HISTÓRICO p. 173
II.
DESCENTRALIZAÇÃO, MUNICIPALIZAÇÃO p. 180
I.
CULTO HISTÓRICO
O governo dos conservadores deverá
instituir o CULTO HISTÓRICO CÍVICO, de caráter humanista leigo, que não
religioso teológico, metafísico ou fetichista, pelo uso da comunicação social,
comemorando os eventos do passado por meios dos feriados e da comunicação. Esse
culto não terá feição religiosa, mantendo a separação do governo político em
relação a todas as religiões e todas as seitas, para manter a LIBERDADE
RELIGIOSA e a LIBERDADE DE IDEOLOGIA. O culto histórico destina-se a manter e
incentivar o amor à pátria e aos seus maiores servidores, mostrando a ligação
da ação política com os serviços prestados pelos nossos antepassados. Deve
reforçar a gratidão dos que vivem no presente em relação aos que viveram no
passado. A gratidão nos encaminha à disciplina pessoal e política, com a
necessária adesão aos ensinos do passado. É um tratamento político preventivo
contra a doença da revolta contra o passado. 173
Com a completa liberdade da sociedade,
a disciplina material, por meio das instituições políticas no governo, deve ser
feita em meio à desordem intelectual e moral das opiniões e costumes, que devem
ser livres. Porque o governo político não tem poder sobre o plano moral e
intelectual. Toda insurreição, toda revolução, toda violência, deve ser
evitada. O programa político social bem conduzido fará com que o povo não apóie
os perturbadores. O governo deve ter todo controle político sem ferir a liberdade
pública. 174
O modo de controle parlamentar, pelas
assembléias parlamentares numerosas é custoso e corrupto, oneroso e degradante.
A diferença entre as leis complementares e os decretos presidenciais não tem
valor, já que o parlamentarismo não garante liberdade e a honestidade. O
presidencialismo não pode degenerar um totalitarismo, tornando-se uma ditadura,
porque o comando único do presidente é submetido ao controle de uma assembléia
eleita, o que assegura um regime democrático de liberdade plena. O presidente
fica sujeito a severas penalidades, sob essa fiscalização independente. O controle do presidente ou do primeiro
ministro no parlamentarismo é feito pela assembléia legislativa. Esse controle
de parlamentares é sempre anulado por negociação de troca de favores e de
corrupção. Essa é a razão de ser o parlamentarismo um regime de corrupção
permanente, irresistível. A negociação e a troca de favores é parte da
instituição parlamentar, é a corrupção oficializada, é a corrupção colocada
como boa norma política obrigatória. No presidencialismo, o executivo não tem
necessidade de corromper a assembléia de controle, porque não tem que ter a
base parlamentar onerosa para governar. Porque o presidente tem o poder de
governar, sem dividir as decisões e os atos com o parlamento. E a assembléia
orçamentária que fiscaliza e controla a ação do presidente está proibido de ter
cargo no poder político. Por essas razões só presidencialismo sem parlamento
deve ser adotado. O parlamentarismo é oneroso e é degradante. O parlamentarismo
tanto puro como misto é sempre o regime
político da corrupção ativa e passiva. Mas para evitar grande revolta atual, vamos criar um sistema
combinado ou misto.
A transformação política deve ser
feita DE CIMA PARA BAIXO, mas sem insurreição, sem revolução, sem violência,
sem totalitarismo, por meio de pacto livre. Assim pode-se chegar à república,
chegar ao bem público, do povo, e para chegar ao progresso do trabalhador
dentro da ordem, mantendo as instituições democráticas. Os humanistas deverão
orientar os conservadores, a quem deverá caber a iniciativa. Não existe governo
DE BAIXO PARA CIMA. De baixo para cima é a revolução, que não tem comando, e
que leva sempre à reação de direita, na forma da tirania retrógrada, como
ocorreu com NAPOLEÃO e com STALIN e em muitos outros casos de crueldade sem
limite.
Estamos vendo uma evolução social e
política de 30 séculos, desde a teocracia oriental até a sociedade industrial e
pacífica de nossos dias, na modernidade.
ALIANÇA:
Os conservadores republicanos unidos aos republicanos conservadores eliminará
da política os DEMAGOGOS RETRÓGRADOS e os RETRÓGRADOS DEMAGOGOS. É a formação do
PARTIDO CONSTRUTOR, para eliminar a revolução destruidora e acabar com o
retardamento do retorno ao passado. 176
II.
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA. MUNICIPALIZAÇÃO. 180
A centralização política resultou da
perda do poder religioso e político dos papas, chamado de secularização. 187
A globalização da civilização da
Europa do Ocidente fez prevalecer o governo do tipo aristocrático da
Inglaterra, com o parlamentarismo protestante. Que se tornou retrógrado. 198
Os pensadores do humanismo podem
orientar os governos, devendo ficar sempre de fora do poder, mantendo sua
imparcialidade e sua liberdade de opinião. 188 No
entanto como poderão se dedicar sem ter remuneração? Serão homens de grande
estirpe e caráter, para não se dobrarem aos Poderosos, e serem admirados por
eles. FIM 200
A INCORPORAÇÃO DO PROLETARIADO À SOCIEDADE
MODERNA
O conceito que só pode haver regras ou
normas uniformes e unanimes do Agir, isto é, da Ação sobre os Seres; é
possível, desde que se conheça as Leis
Naturais, que lhes regulam os fenômenos. Só pode haver Artes Técnicas,
uniformes e unanimes, quando houver suas
correspondentes Ciências, que também são uniformes e unanimes.
Desta forma, quaisquer que sejam as
idéias Sociais e Morais, ocorrem nelas, mutati
mutantis, os mesmos tipos de comportamento, quando nós nos referimos as Leis Naturais que regem, o raciocínio dos
timoneiros, que aplicam as suas normas para dirigirem um navio; porque a
indústria náutica de navegação, se baseia nas Leis Naturais uniformes e
unanimes da Ciência Astronomia. Hoje em dia os satélites artificiais, estão
orientando a navegação, no entanto se danifica o satélite ou o instrumento de
bordo, e o comandante desconhece as Leis Naturais da astronomia, e não sabendo
ler as cartas celestes, fica a deriva.
Assim, com certeza, devido a
necessidade da Sociabilidade e Moralidade , só pode haver uma Arte uniforme e unanime
de Dirigir a Sociedade; e uma Política que objetive, a direção dos Povos; da
mesma forma, mutatis mutantis, no que
diz respeito ao curso ou direção a ser
adotada pelos navios; por isso, quando
houver uma Ciência Sociológica uniforme e unanime, como já é conhecida a
existência de uma ciência Astronomia, uniforme e unanime, será possível pela
análise do comportamento dos fenômenos, termos condições de prever o
comportamento social futuro da comunidade.
O que não exclui o emprego suplementar
do sábio empirismo, quando o conhecimento das Leis Naturais Sociológicas, não
forem suficientes para dirigir a ação
Política. Neste momento surge a regra universal de Augusto Comte – “ Pour complete les lois il faut des volontés”
– Para completar as Leis, as vontades são precisas.
É bom notar, que a Ciência Sociologia
Positiva, isto é, a Ciência Positiva da Sociedade, já tem mais de 150 anos,
descoberta por Augusto Comte (1798 – 1857), de acordo com o trabalho de seus
predecessores – desde de Aristóteles, o fundador da Sociostática, da Estática
Social; e de Bossuet (1627-1704), o primeiro pensador, que esboçou um apanhado
sobre a série dos tempos – Série Histórica – com sua exposição teológica, a sucessão das “ Sete
Idades do Mundo” ; como as principais
etapas da Sociologia, como já citamos Aristóteles, e os demais : Bossuet,
Montesquieu (1689 – 1755), Turgot (1727 – 1781) e Condorcet (1743 – 1794), como
precursores da sociodinâmica - Dinâmica Social – Bossuet, registrou as mais
extravagantes, antagônicas e desencontradas concepções sociológicas, que são
para a Ciência Sociologia, o que as várias astrologias são para a Astronomia.
Ainda hoje em dia, existem muitas
pessoas, que negam a existencia de Leis Sociais, e que chamam de sociologia,
apenas um acervo de fatos, isto é, um conglomerado de acontecimentos, uma
concreção histórico-geográfica, onde afastada a Abstração, desaparece a noção
de ciência; que verdadeiramente o é, se Abstrata; quando manifesta o seu
caráter essencial, que é prever os respectivos fenômenos.
Muitos destes inteligentes cérebros,
são dos tais que proclamam que o Futuro só a DEUS pertence. Isto quer dizer que
não sabem, e nem podem dirigir o Presente; pois só podemos projetar o Futuro,
deduzindo-o do Passado, com vista a instituirmos as regras ou normas do
Presente. Quem nestas condições sustenta este ou aquele sistema político, para
dirigir os Povos, só propõe absurdos, de elevada grandeza, da mesma forma que o
comandante do navio, que se dispusesse a dirigir um navio, sem saber o porto de
Destino.
No entanto há cérebros de elevada
intelectualidade, que libertos da teologia e da metafísica intelectual, aceitam
o determinismo sociológico, mas em contra partida, caem na
metafisica-materialista, e por isso interpretam pessimamente e incompletamente as Leis Naturais da Evolução Histórica.
Por exemplo, podemos citar Adam Smith (1723-1790), Herbert Spencer (1820- 1903), Piotr A.
Kropotkin (1842-1921), Karl Marx (1818-1883) , J. M. Keynes (1883-1946), J. A .
Schumpeter (1883-1950), e todos estes outros ditos grandes
filósofos-sociólogos-economistas-metafísicos, até os de hoje em dia, ligados a
estas Academias Científicas, que de pouco ou quase nada de científico, nesta
área apresentam, para o Bem Estar da Humanidade; vamos citar um destes mais
famosos, vamos escolher Herbert Spenser, que possuía múltiplos conhecimentos,
com relação aos fenômenos sociais, sob uma base objetiva; os demais faziam e
fazem sistematizações parciais; nenhum deles, mesmo aquele que mais Ciência
Social revela, Herbert Spenser, condensou numa síntese integral, a totalidade
dos conhecimentos, e não se libertou plenamente do Absoluto, não só teológico,
metafísico como o próprio científicismo subjetivista.
Spenser que
parece o mais esclarecido, não pôde fugir a metafísica, mesmo ao proclamar o
relativismo científico; mesmo quando afirma só se conhecer os atributos ou
fenômenos dos seres, e não os seres em si; desta forma repete, sem saber
talvez, e mudando apenas as palavras de São Paulo:
“ O
visível é a manifestação do Invisível”
,
quando Spenser sintetiza que:
“ O
fenômeno é uma manifestação do nômeno”,
No entanto
somente com Augusto Comte (1798 – 1857), que por estar totalmente liberto do
Absoluto, sob todas das suas formas, e possuindo como nenhum outro, antes ou
depois dele, a totalidade dos conhecimentos, não com referências mais ou menos
eruditas, mas minuciosamente nas suas grandes obras , A Filosofia , a Política
e a Síntese, e em resumo nos grandes e pequenos opúsculos, Catecismo
Positivista e Apelo aos Conservadores, sem falar no magistral e extenso
Epistolário – Augusto Comte resolveu o problema Humano; achou a forma
definitiva da reorganização social; construindo de conformidade com os ensinos dos seus antecessores,
assimilados, completados e aperfeiçoados pelo seu próprio gênio, de
conformidade com os grandes homens de todos os lugares e de todos os tempos, a Doutrina Positivista, a Doutrina dos que não tem nenhuma,
como ele mesmo a denominava.
Alertou e
demonstrou que todas as demais Doutrinas, não são mais do que estados locais e
temporários de uma só Doutrina, a qual inicia com o Fetichismo, passa pelo
Teologísmo Politeísta, depois pelo Teologísmo Monoteísta; vindo à Metafísica ou
Abstrata e finalmente acaba no Positivismo. É primeiro expontânea, depois
revelada e por fim demonstrada.
Com esta
exposição, demonstrou também o Pensador
Universal – Augusto Comte, que a nova ideologia, deve ser livremente
aceita pelos sentimentos e pelas inteligências, sem nenhum auxílio da força
material, quer dos dirigentes quer dos dirigidos. Procurou demonstrar também
que esta ideologia deve figurar ao lado de outras ideologias, livres também de
quaisquer alianças com os governos
temporais, com o Estado, sob qualquer das suas formas, para se propagarem, para
convencerem as Inteligências e persuadirem os Sentimentos. Finalmente não se
esqueceu de demonstrar que a livre concorrência, de todas as ideologias,
surgirá aquela que uniforme e unanimemente aceita; será a ideologia normal.
Temos assim uma só Sociologia, adotada livremente por todos, como já existe uma
só Astronomia, que todos adotam. Desta forma surgirá uma Sã Política definitiva
e um Sistema de Governo, que será adotado até o final de nossa espécie;
atingiremos a Sociocracia.
Até chegarmos lá,
há necessidade , de se criar um governo de transição; um governo provisório,
que não seja a manutenção da democracia exaurida, nem o retorno à Teocracia sob
as formas teratológicas de fascismo, nazismo, comunismo, mas sim a instituição
da República Pronuncial, que
satisfazendo todas as aspirações racionais e morais das formas hoje adotadas de
governo, lhes elimine o que nelas há de irracional e imoral, e realize a única
forma de governo, baseada nas normas da Sã Política, derivada das Leis
Naturais, percebidas por Augusto Comte, na evolução histórica.
Devemos divulgar entre os
Proletários e os Patronais, o Governo Provisório, que proporcionará o meio
propício, à livre propaganda de todas as ideologias , por mais que sejam
retrógradas ou revolucionárias, e que mantenha sempre a mais rigorosa ordem material, no meio da mais escandalosa
desordem mental e moral, que vivemos hoje em dia.
A situação do Proletariado na atual
sociedade em que vivemos, é profundamente injusta, e sem dúvida, não pode ser
definitiva.
O Povo é o agente principal da formação
da riqueza material, que permite organizar a sociedade e criar os tesouros da
Verdade e da Virtude. No entanto o Povo Trabalhador permanece acuado pelas
angustias da miséria, submergido na ignorância e exposto as mazelas dos vícios.
O Trabalho Material foi o castigo
Divino, à que se submeteu o trabalhador como escravo; e é agora seu meio de
ganhar a vida. O povo escravo foi substituído, pelo povo mercenário, que vende
seu trabalho e compra a sua forma de vida.
Vive para trabalhar e deveria ser,
trabalhar para viver para outrem.
O povo espera ansioso ser livre, para
poder incorporar-se voluntariamente à sociedade, mediante um trabalho digno,
correspondente a um salário
digno, que independe da função exercida, mas depende das necessidade de sua
Família. Vide detalhes , quando abordarmos o tema - O Salário.
Os Deveres que tem os Patriciados para
com o escravo, foram convertidos na obrigação de pagar seus serviços ao
Proletário Mercenário.
Os amos e senhores foram substituídos por mercadores de trabalhos e vidas.
Mas, o Patriciado deverá ser incluído
na Sociedade, como administrador responsável da fortuna, isto é, do Capital, e
não dono da fortuna; não será capitalista-individualista, muito menos
acionista, quotista e etc.., será também
um empregado da Humanidade, como o Proletário.
Desta forma se formará a intima aliança
entre o Proletariado que trabalha voluntariamente e obedece com Veneração, e o
Patriciado que administra o Capital com abnegada solicitude, e comanda com
benévola autoridade.
Por isso para resolver o problema do
Capital e do Trabalho, é necessário recorrer ao princípio da Humanidade * .
Somente este Gran Ser, que participa com a Pátria e a Família, pode centralizar
e harmonizar todos os aspectos de nossa existência. * É o conjunto dos Seres Convergentes, do
Passado, do Futuro e do Presente , que concorreram, concorrerão e concorrem
para a melhoria do Bem Estar Social do Ser Humano, aqui na Mãe Terra.
Os sentimentos generosos, as idéias
verdadeiras e os aspectos úteis, compõe a Humanidade.
O Mau Exemplo, isto é, o abuso dos
poderes materiais, intelectuais e morais fazem dos tesouros que administram,
induz ao povo à desconhecer toda a influencia do comando, de conselho ou de
inspiração.
O poder material se divide hoje em dia, entre o
Governo Político e o Governo Industrial. A autoridade do primeiro, se baseia na
força, e a do segundo na riqueza; e quando se combinam
reina a corrupção.
O temor e o interesse dominam os homens, simultaneamente escravos e
mercenários. Por isso, tais governos não são dignos da Veneração dos Homens
Livres, que desejam concorrer voluntariamente ao Serviço Social.
Por outro lado, a autoridade Espiritual
ou Sacerdotal, se faz dispersada entre os restos dos antigos sacerdócios teológicos,
dos exemplos individuais dos filósofos metafísicos, das corporações acadêmicas
dos ditos sábios - catedráticos, dos círculos dos jornalistas e das assembleias parlamentares. No entanto,
nenhum destes, guiam as consciências dos trabalhadores em suas atividades de
trabalho; no entanto, lhes proclamam com seus conceitos e impressões, seja pela
cega submissão ao castigo divino, ou a mais completa subordinação, em nome da
metafísica ou da ciência.
Em contra partida a autoridade Moral,
está oprimida pela miséria, que obriga a Mulher proletária, a abandonar o Lar
pelo trabalho industrial; o Proletário perde assim, a sua única fonte das
inspirações da Virtude.
Desta forma se leva o Povo à anarquia,
privando-o do encanto de obedecer aos seus admirados e competentes Chefes; de
escutar a palavra de alento e conselho dos Venerados Professores; e de gozar
dos profundos afetos, de uma Mãe, de uma Esposa e de uma Filha.
Por isso, não devemos estranhar, que
este Povo abandonado, não venha a se transformar em voluntarista do trabalho, e
abuse do seu atual caráter mercenário, e retorne , muitas das vezes à
animalidade primitiva, onde cada um viva
para si mesmo. “ Cada um por si, Deus por todos” – nada social – “ o negócio é
competir, para melhorar” – outro grande
absurdo.
Ora, tal situação seria desesperante se
a Humanidade, que instituiu a teologia, a
guerra e escravidão, para formar a Sociedade, não houvesse criado a
Sociologia, a Paz e a Liberdade, que correspondem ao estado definitivo das
Sociedades Humanas.
Hoje se apresentam perante os olhos do
Povo, dois caminhos bem definidos; uma de esperança e outra de desesperança;
uma que nos leva ao abismo da desgraça, a outra
que nos leva ao clímax da felicidade.
Sua realização ou bagagem, com relação
a Primeira, será de egoísmo, destruição, escravidão e morte; já na Segunda,
será de Altruísmo, de construção, de
liberdade e de vida.
Por
isso, para que o Povo trabalhe com Altruísmo, é indispensável que AME, que adore aos SERES
que serve, e aos materiais e máquinas que empregam, na realização de suas
obras. Assim, todos os seus trabalhos
serão de construção e serviços de benévola convergência, sem lutas e sem
intrigas; e desta forma, o Povo poderá acudir voluntariamente ao trabalho, com
certas condições de independência; gozando de liberdade, fazendo com que a sua
atividade de trabalho seja feliz e digna. Sua vida será então eternizada, pois
viverá em suas obras, abençoado e venerados
pelas gerações do futuro, como exemplos de homens que fizeram algo
Social pela Humanidade.
Assim,
o Povo Trabalhador – tanto o Proletariado como o Patronal, praticarão seus
deveres pessoais, domésticos e cívicos,
inspirados pelo Altruísmo, que os Impulsiona à Viver Para Outrem, no Regimen
Sociocrático.
Com
estas atitudes, a Violência destruidora, o erro e o egoísmo; as concepções e os
deveres individualistas desaparecerão por completo da Ordem Social.
As
noções Positivas ou Científicas sobre o Trabalho, a Produção, o Salário, o
Capital e a Propriedade, serão compreendidas pelos trabalhadores Proletariado e
Patronal, que desejem ser homens livres, conscientes e generosos. {Estes
tópicos serão apresentados posteriormente}
Estou
tão certo, que as Leis Naturais Sociológicas existem como da mesma forma
existem as Leis Naturais mais elementares da Matemática. Por isso serei feliz,
se os que tiverem a mínima paciência de ler o que tenho escrito, sem parti-pris, procurarem estudar na Obra
do Genial Augusto Comte, as soluções científicas dos problemas políticos da
atualidade.
Estou
certo que se convencerão, como já me convenci, das verdades que demonstra o
Mestre dos Mestres.
Quanto
aos outros... non ragioniam di lor
... Continuem consciente ou
inconscientemente, a gozar o sinistro prazer de sacrificarem gerações e
gerações, adiando sine-die o
advento da regeneração humana.
Este trabalho foi realizado para ser
apresentado, na Reunião Social de 2002 , em Porto Alegre.. P.
A . Lacaz / Positivista - 28 de Moisés
de 213 Bibliografia Consultada -Obras de
: Augusto Comte / Luis Lagarrigue - 1939
/ Reis Carvalho - 1935
A DEMOCRACIA e
A SOCIETOCRACIA
“É voz corrente pelo Mundo que o
Regimén Democrático tem os seus defeitos, mas não existe regimén melhor que
este”.
Este argumento chavão, que anda de
boca em boca, hoje em dia, propagado pela mídia, prova que os que são adeptos
desta informação, realmente não pesquisaram e muito menos estudaram para
apresentar algo mais promissor para a Humanidade; ou se estudaram não foram
felizes, para emitir sugestões e alterações mais justas para o Bem do Povo.
Partindo da premissa que a DEMOCRACIA,
é o GOVERNO DO POVO, PELO POVO, PARA O POVO, isto é, Demos + Kratos = Povo no Poder.
Esta Democracia que hoje está vigente não é a mesma que foi criada na Grécia
Antiga, que possuía até escravos que não participavam da Democracia, e não
atende ao pleito acima indicado pela sua definição; e que Aristóteles, em A Política , dizia que
era o pior dos regimes, pois fazia chegar ao poder o Ignorante e o Pobre.
Ignorante por nada propor e sempre mudar os subalternos; o pobre por desejar
ficar rico, rouba.
A ilusão desta democracia em que
hoje vivemos, onde indica o direito do povo em designar os seus governantes e
de controlar o modo pelo qual exercem o poder que lhes é delegado, foram
elaborados mecanismos eleitorais, que não atendem o Povo no Poder.
Mas vamos ser honestos, o Povo
jamais irá ao poder; e se for, o caos será instalado. Isto é uma farsa, por
isso Augusto Come já definia que “o termo Democracia, deve ser eliminado, como vago,
impróprio e subversivo”.
Mas quanto ao sistema eleitoral sabemos que para legitimar o
poder, inventaram a sabedoria popular manifestada pela eleição direta, para
substituir a hereditariedade aristocrática; percebemos que o processo eleitoral
democrático se baseia em três grandes mentiras:
Primeiro,
que os votos são iguais, tanto:
dos bem intencionados, como os
dos interesseiros;
dos competentes , como os dos
incompetentes ;
dos
honestos, como os dos desonestos,
dos
vagabundos, como os dos trabalhadores,
dos
ricos , como os dos pobres,
dos
sábios ,como os dos idiotas,
dos
medíocres como os dos cientistas,
dos
teologistas como os dos metafísicos,
dos
metafísicos como os dos positivos ou cientistas.
Segundo, que a maioria tem razão, quando em geral
não tem,
Terceiro,
quando se aumenta o numero de eleitores, o nível moral e intelectual e cultural
baixa consideravelmente. É provável que qualquer dia, nos Congressos estejam
lotados de medíocres, altamente egoístas, se dizendo representante da maioria
do povo; somente discutindo e nada agindo para o bem deste povo.
Outros
defeitos:
·
Vultuosas quantias de dinheiro
utilizados em propaganda e compra de votos, para financiamento de campanhas
eleitorais; com dinheiro público e privado, para nada dar ao Povo, não é
Democracia.
·
Marqueteiros profissionais ditando as
políticas prometidas pelos candidatos.
·
Fraudes eleitorais como as percebidas
na penúltima eleição Americana, e em nov. de 2004 na UCRÂNIA.
·
Governabilidade comprometida, devido às
alianças pós-eleitorais, como se observa hoje em dia no Brasil. A até por meios
corruptos. Compra de votos no Congresso.
·
Percentuais significativos de
eleitores, que não comparecem para votar, por não se interessarem pelo
resultado dos pleitos.
Nos países do terceiro mundo,
grande contingente de eleitores analfabetos, sem parâmetros para escolhas,
facilmente influenciados por candidatos e cabos eleitorais desonestos. Os meios
de comunicação de massa, não educam e na maioria das vezes não alimentam as
reais informações, para que encéfalo do analfabeto possa decidir por uma
conduta moral.
A eleição democrática vigente, não passa de uma ilusão, visto que o Povo,
não escolhe ninguém, no máximo decide entre candidatos, apresentados pelos
grupos mais ativos, indicados em Assembléias Partidárias
de forma imoral, na sua maioria das vezes; fazendo com a legalidade dos atuais
governos, resulte da força que representa, pois a sociedade é um ser Coletivo,
mas que só age, por intermédio de órgãos individuais.
Nós que desejamos atingir o Poder Governamental, para propor fazer o
Bem do Povo – Ser Altruísta, isto é, “Viver para Outrem” jamais poderemos
atingir tal posição, pois não seremos agraciados pelos $ Milhões, para efetuar
nossas campanhas; mesmo que o Partido em que somos filiados receba legalmente
tais recursos. Pois as empresas que as doam desejam de forma imoral o retorno
do recurso doado.
O que temos que propor seja lá o nome que viermos a dar é
uma DEMOCRACIA APERFEIÇOADA, projeto de melhoria para resolver o problema do
Povo; por uma elite Altruísta, cientificamente pensante, de elevado caráter
social, policiada por uma Imprensa Responsável e uma Justiça Moralmente Digna;
por uma organização de Estado, que discipline mais rigidamente este caos
reinante, onde hoje predomina um Progresso Anárquico e uma Ordem Retrógrada. Mas o que é, resolver o problema do Povo,
no campo Material ($)? É reduzir a faixa de ganho entre o Rico e o Pobre.
Eliminando o miserável e o milionário.
Pois sabemos que
“somente 5% dos seres humanos pensam coisas novas, 10% pensam que pensam, e os
restantes 85% detestam pensar”, mas este ultimo grupo adora repetir frases
prontas de origem duvidosa.
Este regime proposto, a Societocracia, é muito mais democrático que esta democracia que
hoje vive no Brasil, causando só estragos. Além de uma Câmara de Orçamento e
Gerenciamento, tem um Congresso muito mais representativo democraticamente que
este de hoje; vejamos, dois órgãos de Estado Utópico proposto:
1)
A Câmara de Orçamento e Gerenciamento (COG); que elabora o Planejamento da Nação, o seu Orçamento Físico e Financeiro, e acompanha a
sua execução; e que acolhe o Executivo (Exec.), com a presença do Presidente da
República, autoridade máxima; com elevada responsabilidade, Material, Social e
Moral Positiva, perante a Nação, com seu respectivo estafe ( Banco Central
etc.). Acolhe os representantes das Confederações Patronais e dos
Sindicatos Nacionais dos Proletários; por seguimento Industrial – bem como os
representantes dos Ministérios, dos Bancos e etc. , maiores detalhes, por projeções em
retro-projetor e comentários .Esta Câmara representa o Povo, da Elite
Industrial. Desta Câmara se Governa e se Pronuncia as Leis Naturais e cria-se
as leis normativas humanas : indicando os DEVERES e os direitos dos que vivem
em Sociedade, de acordo com a Constituição Sociocrática. O Executivo, por meio
do Presidente da República, põe em prática o Orçamento Financeiro, Orçamento
Educativo Moral Positivo e Intelectual Científico, para o Bem Estar da Sociedade
Brasileira. Acolhe, pondo ou não em prática as sugestões, de planos e leis
discutidos no CN. Renovação de 12 em 12 anos; pelos caminhos normais. (40%, de
renovação de 12 em 12 anos)
2) O Congresso Nacional - CN
Fiscaliza os atos e ações do Presidente da República e dos demais
do Executivo que compõem a COG, sobre o ponto de vista Material, Intelectual e
Moral – isto é, da aplicação correta dos recursos do Orçamento da Nação, bem
como o seu cronograma físico de execução; da aplicação correta das leis
científicas; a aplicação correta do Primeiro princípio de governo, que
o mesmo princípio
do Caráter – A SINCERIDADE – por isso o primeiro instrumento de governo
é dar o bom exemplo. Para que o Governante seja um exemplo de conduta, porque
a Força de imitação, fará com que o povo
se conduza corretamente. – Cria as CPI(s), com vista
à fornecer subsídios para formação de Processos, para que o Judiciário
(Ministério da Justiça) possa julgar as Ações ditas Irregulares e dúbias, dos
participantes da COG, com base na Constituição Societocrática, que é de cunho
Moral Positivo – Cumprimento dos deveres ; " O Segundo
princípio, são " As Boas
Ações " Não podemos deixar que o Governante se esqueça de que somos Humanos - temos corpo
e " alma " .
O Congresso Nacional é uma
Câmara, composta de aproximadamente 500 Congressistas, cujos componentes, são
formados de 15% de Patronais; 15% de Proletários; 10 % das Forças Armadas; 20%
de Funcionários Públicos; 20% de Intelectuais; 20 % de Políticos. Os Políticos
são originários de três partidos, por eleição democrática. Os demais
componentes são levados ao Congresso Nacional, por eleição Sociocrática, pelos
órgãos de suas Classes – Federação, Confederação, Sindicatos; Exército, Marinha
e Aeronáutica. Renovação de 7 em 7 anos, de 40% do elenco.
O que estou propondo é muito mais democrático do que este
sistema que está vigente no Brasil e no Mundo de hoje. Pode ser utópico, mas
jamais quimérico. Quem não vai gostar são os Políticos, que perderão o poder de
gerarem o caos e se enriquecerem.
Será que iremos continuar mantendo este
estado de conflito por mais quatro gerações ou mais; ou seremos capazes de
criar a 4ª VIA, para o Bem da Humanidade, ainda nesta nossa geração?
Peço Licença e Apoio aos
Conservadores, para pacificamente testarmos o Protótipo Regime Republicano
Societocrático Trabalhista / Capitalista, Federativo, Municipalista, para o Bem
da Nação Brasileira.
Brasileiro também é criativo; nem
tudo necessita vir de fora para se dar valor. Podemos dar exemplo ao Mundo.
Pois o Mundo lá fora nos celeiros científicos não têm mais sentimentos
Altruístas, então não podem propor algo semelhante ao por nós sugerido.
Se houver interesse de Sindicatos
tanto dos Proletários, das Classes das
Forças Armadas, e dos Sindicatos dos Patronais e das Mulheres
Brasileiras, estarei as ordens para expor em nível de detalhe o que é e como
funcionaria a República Societocrática, Federativa, Trabalhista / Capitalista Policiada, com imprensa Livre, com liberdade de opinião, sem mentir.
Sem mais para o
momento, desejo-lhes.
Saúde, com
respeito e Fraternidade,
Paulo Augusto Lacaz
NOTA: Para melhor entender o texto consulte o Léxico de Augusto Comte
Current Membership List of The Illuminati “Committee of 300”!
ResponderExcluirhttps://socioecohistory.wordpress.com/2012/04/23/current-membership-list-of-the-illuminati-committee-of-300/
https://societocratic-political-regime.blogspot.com.br/2017/06/aqueles-que-possuem-cultura-e-sao.html