- Little, Daniel, "Filosofia da
História", The Stanford
Encyclopedia of Philosophy (Edição de Verão de 2017),
Edward N. Zalta (org.), URL = <
- https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/history
/ .Filosofia da
História Bibliografia Anotada , mantido por Andrew
Reynolds (Cape Breton University)
- UnderstandingSociety , mantido por Daniel Little
(Universidade de Michigan-Dearborn)
- Comentários em vermelho realizado por P.A. Lacaz
O conceito de história desempenha um papel fundamental no
pensamento humano. Ele invoca noções de agência humana, alterar o papel de
circunstâncias materiais nos assuntos humanos, eo significado putativo de
eventos históricos. Ele levanta a possibilidade de "aprender com a
história." E sugere a possibilidade de melhor compreensão de nós mesmos no
presente, através da compreensão das forças, escolhas e circunstâncias que nos
trouxe a nossa situação atual. É, portanto, surpreendente que os filósofos têm, por vezes,
voltaram sua atenção para os esforços para examinar a própria história e da
natureza do conhecimento histórico. Essas reflexões podem ser agrupados em um corpo de trabalho
chamada "filosofia da história." Este trabalho é heterogêneo,
composto por análises e argumentos de idealistas, positivistas, lógicos,
teólogos e outros, e se movendo para trás e para frente sobre as divisões entre
europeus e filosofia anglo-americana, e entre hermenêutica e do positivismo. Vide as obras de Augusto Comte que saiu do
empirismo e foi para Sistematização pelas Leis Naturais das Ciências Sociologia e Moral Positivas(**)
Dada a pluralidade de vozes dentro da "filosofia da
história," é impossível dar uma definição do campo que atenda todas essas
abordagens. Na verdade, é enganoso imaginar que nós
nos referimos a uma única tradição filosófica quando invocamos a frase,
"filosofia da história", porque as vertentes de pesquisas
caracteriza-se aqui raramente se engajar em diálogo uns com os outros. Ainda assim, pode ser útil para pensar em
escritos dos filósofos sobre a história como agrupamento em torno de várias
questões grandes, envolvendo a metafísica, a hermenêutica, epistemologia e
historicismo: (1) O que faz história consistem em ações individuais, estruturas
sociais, períodos e regiões, civilizações, grandes processos causais, a
intervenção divina? (2) Será que a história como um todo tem um significado,
estrutura, direção ou, além dos eventos e ações individuais que o compõem? (3) que está envolvido em nosso
conhecimento, o que representa, e explicando a história? (4) Até que ponto é constitutiva da
história humana do humano presente?
- 2. Continental
filosofia da história
- 2.1 Natureza
Universal ou histórico humana?
- 2.2 A história possui direcionalidade?
- 2,3 filosofia hegeliana da história
- 2,4 abordagens hermenêutica da história
- 3. Filosofia
anglo-americana da história
- 3,1 As leis
gerais da história?
- 3,2 objetividade histórica
- 3,3 Causação na história
- 3,4 tópicos
recentes na filosofia da história
- 4. Tópicos da
historiadores
- 5. Repensar a filosofia
da história
- Bibliografia
- Ferramentas acadêmica
- Outros Recursos na Internet
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1. História
e sua representação
Quais são as tarefas intelectuais que definem o trabalho do
historiador? Em certo sentido, esta pergunta é melhor
respondida com base em uma leitura atenta de alguns historiadores bom. Mas será útil oferecer diversas respostas
simples a esta pergunta fundamental como uma espécie de mapa conceitual da
natureza do conhecimento histórico.
Primeiro, os historiadores estão interessados em fornecer
conceitos e descrições factuais de eventos e circunstâncias no passado. Este esforço é uma resposta para perguntas
como estas: "O que aconteceu? Como foi? Quais foram algumas das circunstâncias e acontecimentos que
ocorreram durante este período no passado "Às vezes, isso significa
simplesmente reconstruir uma história complicada de fontes históricas
espalhadas? [Special-personagem: mdash], por exemplo, ao construir uma
narrativa da Guerra Civil Espanhola ou tentar resolver a série de eventos que
culminou na corrida Detroit motim / revolta de 1967. Mas às vezes isso significa engajar-se em
trabalho conceptual substanciais, a fim de chegar a um vocabulário em termos de
que para caracterizar a relação dos distúrbios de 1967 em Detroit "o que
aconteceu.":
Foi esta uma revolta ou uma insurreição? Como participantes e contemporâneos pensam
sobre isso?
Em segundo lugar, os historiadores freqüentemente querem resposta
"porquês": "Por que este evento ocorreu? Quais eram as condições e forças que
trouxe sobre "Esse corpo de perguntas convida o historiador a fornecer uma
explicação sobre o evento ou o padrão que ele ou ela descreve: a ascensão do
fascismo na Espanha, o colapso do Império Otomano, o global grande crise
financeira de 2008. E fornecer uma explicação requer, mais basicamente, um relato dos
mecanismos causais, as circunstâncias de fundo, e as escolhas humanas que
trouxe o resultado sobre. Vamos explicar um resultado histórico quando identificamos as
causas sociais, forças e ações que trouxeram aproximadamente, ou tornou mais
provável.
Em terceiro lugar, e relacionado com o ponto anterior, os
historiadores estão interessados em, por vezes, respondendo a um
"como" pergunta: "Como é que este resultado vir a passar? Quais foram os processos através dos quais
o resultado ocorreu? "Como é que o exército prussiano ter sucesso em
derrotar o exército francês em 1870 superiores? Como Truman conseguir derrotar Dewey nas
eleições dos EUA 1948? Aqui o interesse pragmático da conta do historiador deriva da
improbabilidade antecedente do evento em questão: como foi possível este
resultado? Isso também é uma explicação, mas é uma
resposta a um "como possível" a questão ao invés de um "por que
necessário" pergunta.
Quarta, muitas vezes, os historiadores estão interessados em
juntar os significados humanos e intenções que estão por trás uma determinada
série complexa de ações históricas. Eles querem ajudar o leitor a fazer o sentido dos acontecimentos
históricos e ações, em termos de pensamentos, motivações e estados de espírito
dos participantes. Por exemplo: Por que Napoleão III descuidadamente provocar a
Prússia na guerra em 1870? Por que a ditadura foi tão junta birmanesa intransigente no seu
tratamento da democracia ativista Aung San Suu Kyi? Por que cidades do norte dos Estados
Unidos desenvolver tais padrões profundos de segregação racial após a Segunda
Guerra Mundial? Respostas
a perguntas como estas exigem interpretação de ações, significados e intenções
de atores individuais e de culturas que caracterizam populações inteiras. Este aspecto do pensamento histórico é
"hermenêutica", interpretativa e etnográfica.
E, claro, o historiador enfrenta uma tarefa ainda mais básico
intelectual: a de descobrir e dar sentido à informação arquivística que existe
sobre um determinado evento ou tempo no passado. Dados históricos não falam por si;
arquivos são incompletos, ambíguos, contraditórios e confusos. O historiador precisa interpretar peças
individuais de evidência, e ele ou ela precisa ser capaz de encaixar de alguma
forma a massa de evidência em uma história coerente e verdadeira. Eventos tão complexos como a Guerra Civil
Espanhola apresentam ao historiador um oceano de vestígios históricos em
repositórios e arquivos em todo o mundo, estas coleções, por vezes, refletem os
esforços específicos em ocultação pelos poderosos (por exemplo, os esforços de
Franco para esconder todas as provas dos assassinatos em massa dos republicanos
após o fim da luta); ea tarefa do historiador é encontrar maneiras de usar esse
conjunto de evidências para discernir alguns da verdade sobre o passado.
Em suma, os historiadores conceituar, descrever, contextualizar,
explicar e interpretar os acontecimentos e circunstâncias do passado. Eles esboçar formas de representar as
atividades complexas e acontecimentos do passado, eles explicar e interpretar
resultados significativos, e baseiam suas conclusões em evidências no presente
que pesam sobre os fatos sobre o passado. Suas contas têm de ser fundamentadas nas
evidências disponíveis do registro histórico, e as suas explicações e
interpretações exigem que o historiador chegar a hipóteses sobre causas sociais
e significados culturais. Os historiadores podem voltar-se para as melhores teorias
disponíveis nas ciências sociais e comportamentais para chegar a teorias sobre
os mecanismos causais e comportamento humano, assim declarações históricas
dependem em última análise, sob consulta factual e raciocínio teórico. Em última instância, a tarefa do
historiador é lançar luz sobre o quê, porquê e como do passado, baseadas em
inferências a partir da evidência do presente.
1,1 da escala na história
Fazendo história nos obriga a fazer escolhas sobre a escala da
história com a qual estamos preocupados. Suponha que estamos interessados em
história da Ásia. Estamos preocupados com a Ásia como um continente, ou China, ou
província de Shandong? Ou em termos históricos, estamos preocupados com o todo da
Revolução Chinesa, a área de base de Yenan, ou a experiência específica de um
punhado de aldeias em Shandong durante a década de 1940? E dada a heterogeneidade fundamental da
vida social, a escolha da escala faz uma grande diferença para os resultados.
Historiadores diferem fundamentalmente em torno das decisões que
tomam sobre escala. William Hinton fornece o que é quase uma descrição mês a mês da
Revolução Chinesa em Fanshen vila-uma coleção de algumas centenas de famílias
(Hinton, 1966). O livro
aborda alguns anos e os eventos de algumas centenas de pessoas. Da mesma forma, Emmanuel Le Roy Ladurie
oferece um tratamento profundo dos moradores de Montaillou; mais uma vez, uma
aldeia única e um tempo limitado (Le Roy Ladurie, 1979). William Cronon fornece um relato centrado
e detalhado do desenvolvimento de Chicago como uma metrópole para o meio dos
Estados Unidos (Cronon, 1991). Essas histórias são limitados no tempo e no espaço, e eles podem
apropriadamente ser chamado de "micro-história".
No outro extremo do espectro escala, William McNeill fornece um
histórico de doenças do mundo (McNeill, 1976); Massimo Livi-Bacci oferece uma
história da população mundial (Livi-Bacci, 2007), e De Vries e Goudsblom
fornecer uma história ambiental do mundo (De Vries e Goudsblom, 2002). Em cada um desses casos, o historiador
optou por uma escala que abrange praticamente todo o globo, ao longo de
milênios de tempo. Estas histórias podem certamente ser chamado de
"macro-história."
Ambos os micro e macro-histórias têm deficiências importantes. Micro-história deixa-nos com a pergunta,
"como é que essa aldeia em particular esclarecer maiores alguma coisa?". E macro-história deixa-nos com a pergunta,
"como é que estas afirmações grandes sobre a causalidade realmente
funciona no contexto do Canadá ou Sichuan?".
A primeira ameaça ser tão especial a ponto
de perder todo o interesse, enquanto a segunda ameaça ser tão geral a ponto de
perder toda a relevância empírica de processos históricos reais.
Há uma terceira opção disponível para o historiador que aborda
ambos os pontos. Isso é escolher uma escala que engloba tempo e espaço suficientes
para ser verdadeiramente interessante e importante, mas não tanto como a
desafiar análise válida. Este nível de escala pode ser regional, por exemplo, análise de G.
William Skinner do macro-regiões da China (Skinner, 1977). Pode ser nacional, por exemplo: uma
história social e política da Indonésia. E pode ser supra-nacionais, por exemplo,
uma história econômica da Europa Ocidental ou tratamento comparativo da
história da Eurásia. O ponto chave é que os historiadores neste meio termo é livre para
escolher a escala de análise que parece permitir o melhor nível de concepção da
história, dada a evidência de que está disponível e os processos sociais que
parecem estar no trabalho. E esta escala de nível médio permite o historiador fazer
julgamentos de fundo sobre o "alcance" de processos sociais que são
susceptíveis de desempenhar um papel causal na história que precisa ser
contada. Este nível de análise pode ser referido
como "meso-história", e que parece oferecer um mix ideal de
especificidade e generalidade.
2. Continental
filosofia da história
O tema da história tem sido tratado com freqüência na filosofia
moderna européia. Uma longa tradição, em grande parte alemães, de pensamento olha
para a história como um processo total e compreensível, dos eventos, estruturas
e processos, para o qual a filosofia da história pode servir como uma
ferramenta interpretativa. Esta abordagem, especulativo e meta-histórico, visa discernir
grande, abraçando padrões e direções no desenrolar da história humana, não
obstante as persistentes errático volta-e-vem de determinadas evoluções
históricas. Filósofos modernos levantar este conjunto
de perguntas sobre o sentido amplo e sentido da história incluem Vico, Herder e
Hegel. Uma linha um pouco diferente do pensamento
na tradição continental que tem sido muito relevante para a filosofia da
história é a tradição hermenêutica das ciências humanas. Através de sua ênfase sobre o
"círculo hermenêutico" através do qual os seres humanos
comprometem-se a compreender os significados criados por seres humanos em outros
textos, símbolos e ações hermenêutico-filósofos como Schleiermacher (1838),
Dilthey (1860-1903) e Ricoeur (2000 ) oferecem argumentos filosóficos para
enfatizar a importância da interpretação narrativa dentro de nossa compreensão
da história.
2.1 Natureza Universal ou histórico
humana?
Os seres humanos fazem a história, mas qual é a natureza
fundamental do ser humano? Existe uma "natureza humana", fundamental ou são as
características mais básicas da humanidade historicamente condicionada
(Mandelbaum 1971)? Pode o estudo da história lançar luz sobre esta questão? Quando estudamos diferentes épocas
históricas, podemos aprender algo sobre imutável dos seres humanos ou que
aprendemos sobre as diferenças fundamentais de motivação, o raciocínio, o
desejo, e coletividade? É um produto histórico da humanidade? Giambattista Vico Nova Ciência (1725) ofereceu uma interpretação da
história que se transformou na idéia de uma natureza humana universal e uma
história universal (1725); (ver (Berlim 2000) para comentários). Interpretação de Vico da história da
civilização oferece a visão de que há uma uniformidade subjacente na natureza
humana em cenários históricos que permite a explicação de ações e processos
históricos. As características comuns da natureza
humana dar origem a uma série fixa de fases de desenvolvimento da sociedade
civil, direito, comércio e governo: universal seres humanos, diante de
recorrentes desafios civilizacionais, produzem o mesmo conjunto de respostas ao
longo do tempo. Duas
coisas são dignos de nota sobre essa perspectiva sobre a história: primeiro,
que simplifica a tarefa de interpretar e explicar a história (porque nós
podemos tomá-lo como dado que podemos entender os atores do passado com base em
nossas próprias experiências e da natureza), e segundo, tem um herdeiro
intelectual do século XX a teoria das ciências sociais na forma de teoria da
escolha racional como base para a explicação social abrangente.
Johann Gottfried Herder oferece uma vista muito diferentes sobre a
natureza humana e as idéias humanas e motivações.Herder defende a
contextualidade histórica da natureza humana em seu trabalho, ideias para a Filosofia da História da
Humanidade (1791). Ele oferece uma compreensão historicizada
da natureza humana, defendendo a idéia de que a natureza humana é em si um
produto histórico e que os seres humanos agem de forma diferente em diferentes
períodos do desenvolvimento histórico (1800-1877, 1791). Visões de Herder definir o cenário para a
filosofia historicista da natureza humana encontrado mais tarde em tais figuras
século XIX, como Hegel e Nietzsche. Sua perspectiva também prefigura uma corrente importante do
pensamento sobre o mundo social no final do século XX, a idéia da
"construção social" da natureza humana e identidades sociais (Anderson,
1983; Hacking, 1999; Foucault 1971).
2.2 A
história possui direcionalidade?
Filósofos têm levantado dúvidas sobre o significado ea estrutura
da totalidade da história humana. Alguns filósofos têm procurado descobrir um tema grande
organização, significado ou sentido da história humana. Isto pode assumir a forma de um esforço
para demonstrar como a história encena uma ordem divina, ou revela um padrão de
grande porte (cíclico, teleológica, progressivo), ou joga fora um tema
importante (por exemplo, a concepção hegeliana da história como o desdobramento
da liberdade humana discutido abaixo). A ambição em cada caso é demonstrar que a contingência e
arbitrariedade aparente de eventos históricos pode estar relacionada a um
propósito mais fundamental subjacente ou ordem.
Esta abordagem à história pode ser descrita como hermenêutica, mas
é focado em interpretação de grandes características históricas, em vez de a
interpretação de significados e ações individuais. Com efeito, trata a varredura da história
como um texto complicado, confuso, em que o intérprete atribui significados a
alguns elementos da história, a fim de encaixar estes elementos em temas e
motivos maiores da história. (Ranke torna este ponto explicitamente (1881).)
Uma corrente recorrentes nesta abordagem à filosofia da história
cai na área da teodicéia ou escatologia: inspiração religiosa tenta encontrar
significado e estrutura da história, relacionando o passado eo presente para
algum plano específico, divinamente ordenada. Teólogos e pensadores religiosos têm
tentado encontrar significado nos eventos históricos como expressões da vontade
divina. Uma das razões para o interesse teológico
nesta questão é o problema do mal, assim LeibnizTeodicéia tentativas de fornecer uma interpretação
lógica da história que faz com que as tragédias da história compatível com uma
vontade de Deus benevolente (1709). No século XX, teólogos como Maritain (1957), Rust (1947), e Dawson
(1929) ofereceu esforços sistemáticos para fornecer interpretações cristãs da
história.
Pensadores do Iluminismo rejeitou a interpretação religiosa da
história, mas trouxe em sua própria teleologia, a idéia da idéia de progresso,
o que a humanidade está se movendo na direção da civilização melhor e mais
perfeita, e que essa progressão pode ser testemunhado através do estudo da
história da civilização (Condorcet 1795; Montesquieu 1748).Filosofia da
história de Vico procura identificar uma série de etapas fundamentais da
civilização humana. Diferentes civilizações percorrer as mesmas etapas, porque a
natureza humana é constante ao longo da história (Pompa, 1990).Rousseau (1762a;
1762b) e Kant (1784-5; 1784-6) trouxe algumas dessas suposições sobre a
racionalidade e progresso em suas filosofias políticas, e Adam Smith encarna
parte de seu otimismo sobre os efeitos progressivos da racionalidade em sua
conta do desdobramento do sistema europeu econômica moderna (1776). Este esforço para derivar uma série fixa
de fases como uma ferramenta de interpretação da história da civilização se
repete ao longo dos séculos XVIII e XIX, que encontra expressão na filosofia de
Hegel (discutido abaixo), bem como teoria materialista de Marx do
desenvolvimento da economia modos de produção (Marx e Engels 1845-49; Marx e
Engels 1848).
O esforço para encontrar direcionalidade ou estágios na história
encontrou uma nova expressão no início do século XX, nas mãos de vários
"meta-historiadores", que procurou oferecer uma macro-interpretação
que trouxe para a história do mundo: Spengler (1934), Toynbee (1934), Wittfogel
(1935), e Lattimore (1932). Esses autores ofereceram uma leitura da história do mundo em
termos de ascensão e queda de civilizações, raças ou culturas. Seus escritos não eram principalmente
inspirado por teorias filosóficas ou teológicas, mas eles também não foram
obras de erudição histórica primária. Spengler e Toynbee retratada a história humana como um processo
coerente em que as civilizações passam por estágios específicos da juventude,
maturidade e senescência. Wittfogel e Lattimore interpretado civilizações asiáticas, em
termos de grandes fatores determinantes. Wittfogel contrastes história da China com
o da Europa ao caracterizar a civilização da China como um dos "despotismo
hidráulico", com a consequência de atendimento que a história da China é
cíclico e não direcional. Lattimore se aplica a chave do determinismo geográfico e ecológico
para o desenvolvimento da civilização asiática (Rowe 2007).
A crítica legítima de muitos esforços para oferecer uma
interpretação do movimento da história é a visão que ele procura por
significado onde não pode existir. Interpretação das ações individuais e histórias de vida é
inteligível, porque podemos chão nossas atribuições de significado em uma
teoria do indivíduo como possuindo e criar significados. Mas não há super-agente por trás eventos
históricos, por exemplo, a Revolução Francesa e por isso é um erro de categoria
para tentar encontrar o significado das características do evento (por exemplo,
o Terror). A abordagem teológica pretende fugir desta
crítica, atribuindo agência para Deus como o autor da história, mas a suposição
de que há um autor divino da história leva a fazer da história das mãos da
humanidade.
Esforços para discernir grandes palcos da história, como as de
Vico, Spengler, Toynbee ou são vulneráveis a uma crítica com base em suas
diferentes mono-causal interpretações de toda a complexidade da história
humana. Estes autores destacar um fator que é
pensado para conduzir a história: uma natureza humana universal (Vico), ou um
conjunto comum de desafios civilizacionais (Spengler, Toynbee). Mas as suas hipóteses precisam ser
avaliados com base em evidências históricas concretas. E as provas relativas a aspectos mais
amplos de mudança histórica ao longo dos três milênios passado oferece pouco
apoio para a idéia de um processo fixo de desenvolvimento civilizacional. Em vez disso, a história humana, em
praticamente todas as escalas, parece encarnar um elevado grau de contingência
e múltiplos caminhos de desenvolvimento. Isto não quer dizer que não há credibilidade
"grande histórico" interpretações disponíveis para a história humana
e da sociedade. Por
exemplo, a sociologia Michael Mann de antigas civilizações agrárias (1986), De
Vries e esforços Goudsblom é a história ambiental global (2002), e tratamento
de Jared Diamond da doença e da guerra (1997) oferecem exemplos de estudiosos
que tentam explicar alguns aspectos mais amplos de história humana, com base em
algumas circunstâncias humanas comuns: os esforços dos Estados para recolher
receitas, a necessidade das comunidades humanas de explorar os recursos, ou a
transmissão global da doença. O desafio para a macro-história é o de preservar a disciplina de
avaliação empírica para as hipóteses de grande porte que são apresentadas.
2,3 filosofia hegeliana da história
A filosofia de Hegel da história é talvez a teoria mais plenamente
desenvolvido filosófica da história que tenta descobrir o significado ou o
sentido da história (1824a, 1824b, 1857). Hegel considera a história como um
processo inteligível avançar para uma condição específica da realização da
liberdade humana. "A questão em pauta é, portanto, o fim último da humanidade,
a fim que o espírito se coloca no mundo" (1857: 63). Hegel incorpora um profundo historicismo
em suas teorias filosóficas do que seus predecessores ou sucessores. Ele considera a relação entre a história
"objetiva" e para o desenvolvimento da consciência subjetiva
individual ("espírito") como uma intimista, esta é uma tese central
em suaFenomenologia do Espírito (1807). E ele vê que é uma tarefa central para a
filosofia para compreender seu lugar no desenrolar da história. "A História é o processo pelo qual o
espírito descobre a si mesmo e seu próprio conceito" (1857: 62). Hegel constrói a história do mundo em uma
narrativa de estágios da liberdade humana, da liberdade pública da polis e da
cidadania da República Romana, para a liberdade individual da Reforma
Protestante, à liberdade cívica do Estado moderno. Ele tenta incorporar as civilizações da
Índia e da China em sua compreensão da história do mundo, embora ele considera
aquelas civilizações como estática e, portanto, pré-histórica (O'Brien 1975). Ele constrói momentos específicos como
"histórico-mundial" eventos que estavam no processo de trazer a fase
final e cheia de história e liberdade humana. Por exemplo, a conquista de Napoleão de
grande parte da Europa é retratado como um trabalho histórico de eventos
histórico-mundial fazer, estabelecendo os termos do estado racional
burocrático. Hegel encontra razão na história, mas é
uma razão latente, e que só pode ser compreendida quando a plenitude do
trabalho de história está terminada: "Quando a filosofia pinta seu cinza
sobre cinza, então tem uma forma de vida envelheceu. ... A coruja de Minerva só abre suas asas
com a queda do crepúsculo "((Hegel 1821: 13.) (Ver O'Brien (1975), Taylor
(1975), e Kojève (1969) para os tratamentos da filosofia de Hegel da história
.)
Vale observar que a filosofia de Hegel da história não é o
exercício indefensável do raciocínio filosófico especulativo que os filósofos
analíticos, por vezes, pintá-lo. Sua abordagem filosófica não é baseada apenas no raciocínio a
priori fundamental, e muitas das suas interpretações de concreto
desenvolvimentos históricos são bastante perspicaz. Em vez disso, ele propõe um encontro
"imanente" entre a razão filosófica e histórica dada. Sua prescrição é que o filósofo deve
procurar descobrir o racional dentro do real não impor o racional sobre o real. "Para compreender o que é, esta é a
tarefa da filosofia, porque o que é, é a razão" (1821: 11). Sua abordagem não é nem puramente
filosófica nem puramente empírica, em vez disso, ele compromete-se a descobrir
dentro o melhor conhecimento histórico de seu tempo, um princípio subjacente
racional que pode ser filosoficamente articulado (Avineri 1972).
2,4 abordagens hermenêutica da história
Outra vertente importante da filosofia continental da história
propõe a aplicação hermenêutica a problemas de interpretação histórica. Esta abordagem centra-se sobre o
significado das ações e intenções dos indivíduos históricos em vez de conjuntos
históricos. Esta tradição deriva da tradição de
interpretação bíblica acadêmica. Estudiosos hermenêutica enfatizou o núcleo linguística e simbólica
das interações humanas e sustentou que as técnicas que foram desenvolvidas com
a finalidade de interpretar textos também podem ser utilizados para interpretar
as ações humanas simbólicas e produtos. Wilhelm Dilthey sustentava que as ciências
humanas eram inerentemente distinta das ciências naturais, em que o primeiro depende
do entendimento do significado das ações humanas, enquanto o segundo depende de
explicação causal de não intensional eventos (1883, 1860-1903, 1910). A vida humana é estruturada e realizada
por meio de ações significativas e expressões simbólicas. Dilthey afirma que as ferramentas
intelectuais de hermenêutica-interpretação de textos significativos, são
adequados para a interpretação da ação humana e da história. O método de verstehen (compreensão) faz uma metodologia desta
abordagem, que convida o pensador se envolver em uma construção ativa dos
significados e intenções dos atores do seu ponto de vista (Outhwaite, 1975). Nessa linha de interpretação da história
da humanidade encontrou expressão nos escritos do século XX filosófico de
Heidegger, Gadamer, Ricoeur e Foucault. Esta tradição se aproxima da filosofia da
história a partir da perspectiva do significado e da linguagem. Ele argumenta que o conhecimento histórico
depende da interpretação do significado das ações humanas e práticas. Historiadores devem sonda eventos
históricos e as ações a fim de descobrir as interconexões de interação
significado simbólico e que as ações humanas têm criado (Sherratt 2006).
A tradição hermenêutica tomaram um rumo novo e importante em
meados do século XX, como os filósofos tentaram dar sentido moderno da evolução
histórica incluindo a guerra, o ódio étnico e nacional, e do holocausto. Narrativas do progresso não eram mais
convincentes, após os terríveis acontecimentos da primeira metade do século XX. O foco desta abordagem pode ser rotulado
como "história como lembrança." Contribuíram para esta corrente de
pensamento surgiu de filosofia do século XX europeu, incluindo o
existencialismo eo marxismo, e foram influenciados pela busca de sentido no
Holocausto. Paul Ricoeur destaca-se os paralelos entre
a memória pessoal, memória cultural e história (2000). Dominick La Capra traz as ferramentas da
teoria da interpretação e teoria crítica para carregar em seu tratamento da
representação do trauma do Holocausto (1994, 1998). Outros enfatizam o papel que as histórias
folclóricas desempenhar na construção e interpretação de "nosso"
passado. Este é um tema que tem sido retomada por
historiadores contemporâneos, por exemplo, Michael Kammen em seu tratamento da
recordação pública da Guerra Civil Americana (1991). Memória e da representação do passado
desempenham um papel fundamental na formação de identidades raciais e
nacionais; numerosos filósofos do século XX têm observado o grau de
subjetividade e de construção que são inerentes as memórias nacionais
representadas em um grupo de contar sua história.
Apesar de não se cair dentro da linhagem continental, RG
Collingwood filosofia da história se insere no quadro geral da filosofia
hermenêutica da história (1946). Collingwood enfoca a questão de como especificar o conteúdo da
história. Ele argumenta que a história é constituída
por ações humanas. Ações são o resultado de uma deliberação intencional e de escolha;
historiadores por isso são capazes de explicar os processos históricos "de
dentro", como uma reconstrução dos processos de pensamento dos agentes que
trazê-los sobre.
3. Filosofia
anglo-americana da história
As tradições do empirismo e filosofia anglo-americana também têm
dedicado atenção ocasional para a história. Filósofos dessa tradição ter evitado as
perguntas da filosofia especulativa da história e, pelo contrário, levantou
questões sobre a lógica e epistemologia do conhecimento histórico. Aqui a questão norteadora é: "Quais
são as características lógicas e epistemológicas do conhecimento histórico e
explicação histórica?"
Empirismo de David Hume lançou uma chave dominante para quase
todas as filosofia anglo-americana posterior, e essa influência se estende à
interpretação do comportamento humano e das ciências humanas. Hume escreveu uma história amplamente lidas
de Inglaterra (1.754-1.762). Sua interpretação da história foi baseada no pressuposto de ações
ordinárias, motivos e causas, sem simpatia por interpretações teológicas do
passado. Sua visão filosófica da história baseou-se
na idéia de que as explicações do passado podem ser baseadas na suposição de
uma natureza humana fixa. “Mas
Augusto Comte, conseguiu SISTEMATIZAR – Descobrindo as Leis Naturais nas Ciências
Sociologia e na Moral - http://www.doutrinadahumanidade.com/livros/augusto_comte_para_todos_viii.pdf
Anglo-American interesse na filosofia da história foi renovado em
meados do século XX com o surgimento de "filosofia analítica da
história". Contribuintes Representante incluem Dray (1957, 1964, 1966),
Danto (1965), e Gardiner (1952, 1974 ). Esta abordagem envolve a aplicação dos
métodos e ferramentas da filosofia analítica para os problemas especiais que
surgem na busca de explicações históricas e conhecimento histórico (Gardiner
1952). Aqui o interesse é nas características do
conhecimento histórico: como nós sabemos os fatos sobre o passado, o que
constitui uma boa explicação histórica, quer explicações da história exigem
leis gerais, e se o conhecimento histórico é indeterminadas pela evidência
histórica disponível. Filósofos analíticos enfatizou o status empírico e científico do
conhecimento histórico, e tentou entender essa afirmação ao longo das linhas do
estatuto científico das ciências naturais (Nagel 1961).
Filósofos na tradição analítica têm um profundo ceticismo sobre o
poder da não-razão empírica para chegar a conclusões substantivas sobre a
estrutura da história do mundo, incluindo humanos. Raciocínio filosófico por si só não pode
ser uma fonte de conhecimento substantivo sobre o mundo natural, ou sobre a
seqüência de eventos, ações, estados, classes, os impérios, pragas e conquistas
que chamamos de "história". Rather, conhecimento substantivo sobre o
mundo pode somente derivar de investigação empírica e análise lógica das
conseqüências dessas descobertas. Assim, os filósofos analíticos da história tiveram pouco interesse
em grandes questões sobre o significado ea estrutura da história considerada
acima. Os praticantes da filosofia especulativa
da história, por outro lado, estão convencidos do poder do pensamento
filosófico à razão através de uma compreensão fundamental da história, e seria
impaciente com uma chamada para uma abordagem puramente empírica e conceitual
sobre o tema.
3,1 As leis gerais da história?
O filósofo da ciência Carl Hempel estimulou o interesse dos
filósofos analíticos do conhecimento histórico em seu ensaio "A Função de
Leis Gerais em História" (1942). Teoria geral Hempel da explicação científica sustentava que todas
as explicações científicas requerem subsunção sob leis gerais. Hempel considera explicação histórica como
uma exceção aparente para o modelo que abranjam a lei e tentou mostrar a
adequação do modelo que abranjam a lei, mesmo a este caso especial. Ele argumentou que explicações históricas
válidas também deve invocar leis gerais. A abordagem que abranjam a lei a
explicação histórica foi apoiada por outros filósofos analíticos da ciência,
incluindo Ernest Nagel (1961). Ensaio Hempel provocou uma controvérsia prolongada entre apoiadores
que citou generalizações sobre o
comportamento humano que as disposições legislativas gerais, e os críticos que
afirmavam que as explicações históricas são mais parecidas com as explicações
do comportamento individual, com base na interpretação que faz compreensível o
resultado. Discussões especialmente importantes foram
oferecidos por William Dray (1957), Michael Scriven (1962), e Donagan Alan
(1966).Donagan e outros apontaram a dificuldade que muitas explicações sociais
dependem de regularidades probabilístico ao invés de leis universais. Outros, incluindo Scriven, destacou as
características de explicação pragmática, sugerindo que os argumentos que estão
longe de validade dedutiva não deixam de ser suficientes para
"explicar" um evento histórico determinado em um dado contexto de
crença. As objeções mais fundamentais, no entanto,
são estes: primeiro, que praticamente não há bons exemplos de leis universais
da história, quer do comportamento humano ou de sucessão de eventos históricos (Donagan
1966: 143-45) e, segundo, que existem outros esquemas convincente através do
qual podemos entender as ações históricas e resultados que não envolvem
subsunção sob leis gerais (Elster, 1989). Estes incluem os processos de raciocínio
através do qual compreendemos as ações individuais, análoga aos métodos deverstehen ea interpretação do comportamento racional
mencionados acima (Dray 1966: 131-37), e os processos através dos quais podemos
traçar cadeias de causalidade e específicas mecanismos causais sem invocar leis
universais. http://www.doutrinadahumanidade.com/livros/augusto_comte_para_todos_viii.pdf
A cuidadosa releitura desses debates sobre o modelo que abranjam a
lei da história sugere que o debate ocorreu em grande parte por causa da
suposição errônea da unidade da ciência e da postulação da semelhança regulador
lógico de todas as áreas do raciocínio científico para alguns exemplos claros
de explicação em poucas ciências naturais. Esta abordagem foi uma profundamente
empobrecidas, e deficientes desde o início na sua capacidade de colocar as
questões verdadeiramente importantes sobre a natureza da história e
conhecimento histórico. Explicação das ações humanas e os resultados não devem ser
entendidas ao longo das linhas de uma explicação do porquê de radiadores
estourou quando a temperatura cai abaixo de zero graus centígrados. Como Donagan conclui: "É prejudicial
para ignorar a identidade fundamental das ciências sociais com a história, e
para mutilar pesquisa em assuntos humanos pela remodelação das ciências sociais
em likenesses deformada da física" (1966: 157). A insistência em modelos naturalistas para
a investigação social e histórica leva facilmente a uma presunção em favor do
modelo que abranjam a lei de explicação, mas essa presunção é enganosa.
3,2 objetividade histórica
Outra questão que provocou uma atenção significativa entre os
filósofos analíticos da história é a questão da "objetividade". É
possível que o conhecimento histórico de forma objetiva representam o passado? Ou são as formas de preconceito, omissão,
seleção e interpretação, como fazer todas as representações históricas depende
da perspectiva do historiador individual? Será que o fato de que as ações humanas
são carregados de valores torna impossível para o historiador para fornecer uma
conta não-valor-carregado dessas ações?
Este tópico divide-se em vários problemas diferentes, como
observado por John Passmore (1966: 76). O mais estudado destes dentro da tradição
analítica é que do valor ladenness de ação social. Segundo é a possibilidade de que as
interpretações do historiador são-se carregado de valor-levantando a questão da
capacidade de objetividade e neutralidade do historiador si mesma. Será que o intelectual tem a capacidade de
investigar o mundo sem levar em conta os preconceitos que são construídos em
suas crenças políticas ou éticas, a sua ideologia, seus compromissos ou a uma
classe ou um grupo social? Eo terceiro é a questão da objetividade das circunstâncias
históricas próprias. Existe uma realidade fixa histórico, independente das
representações depois dos fatos? Ou é história intrinsecamente "construídas", sem nenhuma
realidade objetiva independente das formas pelas quais ela é construída? Existe uma realidade correspondente à
frase, "a Revolução Francesa," ou há simplesmente um acúmulo de
versões escritas da Revolução Francesa?
Existem soluções para cada um desses problemas que são altamente
consonância com os pressupostos filosóficos da tradição analítica. Primeiro, sobre valores: Não há nenhuma
dificuldade fundamental para conciliar a ideia de um pesquisador com um
conjunto de valores religiosos, que, contudo, cuidadosamente traça os valores
religiosos de um ator histórico que possuem valores radicalmente diferentes. Esta pesquisa pode ser mal feito, é claro,
mas não há nenhuma barreira epistêmico inerente que torna impossível para o
pesquisador a examinar o corpo de declarações, comportamentos e instituições
culturais contemporâneas correspondentes para o outro, e chegar a uma
representação justificada de o outro.Não é preciso compartilhar os valores ou
visão de mundo de um sans-culotte , a fim de chegar a uma avaliação justificada dos valores e visão
de mundo. Isso nos leva a uma resolução do segundo
problema, assim, a possibilidade de neutralidade por parte do pesquisador. O conjunto de valores epistêmicos que
concedo a cientistas e historiadores incluem o valor da disciplina intelectual
e uma vontade de submeter as suas hipóteses à prova dos fatos desconfortáveis. Mais uma vez, revisão da história da
ciência e da escrita histórica torna evidente que este valor intelectual tem
efeito. Há exemplos abundantes de cientistas e
historiadores, cujas conclusões são guiados por seus interrogatório das
evidências ao invés de seus pressupostos ideológicos. Objetividade na busca da verdade é em si
um valor, e que pode ser seguido.
Finalmente, sobre a questão da objetividade do passado: Há uma
base para dizer que eventos ou circunstâncias no passado objetivo,
características fixas que são independentes da nossa representação desses
eventos? Existe uma realidade independente de
representação subjacentes à grandes estruturas históricas para que os
historiadores geralmente se referem (o Império Romano, a Grande Muralha da
China, o governo imperial do Imperador Qianlong)? Nós podemos trabalhar a nossa maneira
atentamente este assunto, ao reconhecer uma distinção entre a objetividade de
eventos passados, ações e circunstâncias, a objetividade dos fatos
contemporâneos que resultaram dessas eventos passados, ea objetividade e
fixidez de grandes entidades históricas. O passado ocorreu precisamente na forma
como o que ele fez-agentes agirem, secas ocorreram, os exércitos foram
derrotados, novas tecnologias foram inventadas. Essas ocorrências deixaram vestígios de
diferentes graus de riqueza de informação, e estes traços nos dar uma base
racional para chegar a crenças sobre as ocorrências do passado. Para que possamos oferecer uma
interpretação não-controversa do No entanto, essa objetividade de eventos e
ocorrências não se estende muito longe para cima à medida que consideramos mais
abstrato eventos históricos "objetividade do passado.": A criação da
cidade-estado grega, o invenção da racionalidade iluminista, a Rebelião
Taiping.Em cada um desses casos referente o substantivo é uma construção
interpretativa dos atores históricos e historiadores, e que pode ser desfeita
por futuros historiadores. Para se referir à "Rebelião Taiping" requer um ato de
síntese de um grande número de fatos históricos, juntamente com uma história
interpretativa que atrai esses fatos juntos dessa maneira e não daquela
maneira. Os fatos subjacentes ao comportamento, e
seus traços históricos, permanecem, mas o tricô em conjunto desses fatos em um
grande evento histórico não constitui uma entidade histórica objetiva. Considerar a investigação nos últimos 20
anos, que questiona a existência da "Revolução Industrial." Neste
debate, o mesmo conjunto de fatos históricos foram os primeiros construídos em
um episódio abrupto de mudança qualitativa em tecnologia e produção na Europa
Ocidental, nos termos da mais recente interpretação, essas mudanças foram mais
gradual e menos corretamente caracterizada como uma "revolução"
(O'Brien e Keyder 1978). Ou considerar argumento sustentado e detalhada Arthur Waldron é no
sentido de que não houve "Grande Muralha da China", como que a
estrutura é normalmente conceituada (1990).
3,3 Causa na história
Um terceiro conjunto importante de questões que receberam a
atenção de filósofos analíticos diz respeito ao papel das atribuições causais
em explicações históricas. O que está envolvido em dizer que "A Guerra Civil Americana
foi causado por conflito econômico entre o Norte eo Sul"? Será atribuição causal exige identificação
de uma regularidade para subjacentes causal exemplo, "períodos de
instabilidade rápida inflação causa política"? Causalidade é estabelecida através da
descoberta de um conjunto de condições necessárias e suficientes? Podemos identificar conexões causais entre
os acontecimentos históricos, traçando uma série de mecanismos causais que
ligam um para o outro? Este tópico levanta o problema relacionado do determinismo na
história: são certos eventos inevitáveis nas circunstâncias? Foi a queda do Império Romano inevitável,
dada a configuração do militar e circunstâncias materiais antes dos eventos
cruciais?
Filósofos analíticos da história mais comumente abordado estas
questões com base em uma teoria da causalidade extraídas filosofia positivista
da ciência. Esta teoria é baseada em suposições, em
última análise humeana sobre causalidade: o nexo de causalidade que nada mais é
do conjunto constante. Assim, os filósofos analíticos eram atraídos para o modelo que abranjam
a lei de explicação, porque parecia fornecer uma base para afirmar causalidade
histórica. Como observado acima, esta abordagem para
a explicação causal é fatalmente falho nas ciências sociais, porque universal
regularidades causais entre os fenômenos sociais não estão disponíveis. Por isso é necessário tanto para chegar a
outras interpretações de causalidade ou a abandonar a linguagem da causalidade. A segunda abordagem foi definir causas em
termos de um conjunto de condições causalmente relevantes para a ocorrência das
condições evento, por exemplo, necessário e / ou suficientes, ou um conjunto de
condições que aumentam ou reduzem a probabilidade de o evento. Esta abordagem encontrou apoio em
"linguagem comum" filosofia e na análise do uso da linguagem causal
em contextos como o tribunal (Hart e Honoré 1959). Raciocínio contrafactual é um elemento
importante da descoberta de um conjunto de condições necessárias e / ou
suficiente; dizer que C era necessário para a ocorrência de E exige que fornecem evidência de que E não teria ocorrido se C não estavam presentes (Mackie 1965, ,
1974). E é evidente que existem circunstâncias
causal em que nenhum fator é necessário para a ocorrência do efeito, o
resultado pode ser sobre determinado por múltiplos fatores independentes.
A convergência de razões e causas em processos históricos é útil
neste contexto, porque causas históricas são freqüentemente o efeito da ação
humana deliberada (Davidson 1963). Assim, especificando o motivo da ação é, simultaneamente, a identificação
de uma parte da causa das conseqüências da ação. Muitas vezes, é justificável para
identificar uma ação concreta como a causa de um evento particular (uma
circunstância que foi suficiente, nas circunstâncias existentes para trazer o
resultado), e é viável para fornecer uma interpretação convincente dos motivos
que levou o ator a realizar a ação.
O que os filósofos analíticos da década de 1960 não veio, mas o
que é crucial para a compreensão atual da causalidade histórica, é a
viabilidade de traçar mecanismos causais através de uma série complexa de
eventos (realismo causal).Narrativas históricas, muitas vezes tomam a forma de
um relato de uma série de eventos, cada um dos quais era uma condição causal ou
gatilho para eventos posteriores. Pesquisas posteriores na filosofia das ciências sociais tem
prestado um apoio substancial para explicações históricas que dependem de
rastreamento de uma série de mecanismos causais (Hedström e Swedberg, 1998).
3,4 tópicos recentes na filosofia da
história
Inglês de língua filosofia da história mudou significativamente na
década de 1970, começando com a publicação de Hayden White Metahistory (1973) e os escritos de Louis Mink é do
mesmo período (1966;. Mink et al 1987). A chamada "virada lingüística"
que marcou muitas áreas da filosofia e da literatura também influenciou a
filosofia da história. Considerando que a filosofia analítica da história havia
enfatizado analogias científicas para o conhecimento histórico e avançadas as
metas de verificabilidade e generalização do conhecimento histórico,
Inglês-speaking filósofos na década de 1970 e 1980 foram cada vez mais
influenciado pela filosofia hermenêutica, o pós-modernismo e teoria literária
francesa (Rorty , 1979). Esses filósofos enfatizaram a retórica da escrita histórica, a
não-redutibilidade da narrativa histórica a uma seqüência de "fatos",
e do grau de construção que está envolvido na representação histórica. Afinidades com a literatura e antropologia
veio a exemplos eclipse das ciências naturais como guias para a representação
de conhecimento histórico e compreensão histórica.A riqueza e textura da
narrativa histórica veio de maior atenção do que a tentativa de fornecer
explicações causais dos resultados históricos. Frank Ankersmit capturou muitos desses
temas em seu tratamento da narrativa histórica (1995; Ankersmit e Kellner
1995), ver também Berkhofer (1995). Outra vertente importante do pensamento dentro da filosofia
analítica chamou a atenção para a ontologia histórica (Hacking, 2002).
Esta filosofia de "novo" da história é distinto da
filosofia analítica da história em vários aspectos importantes. Ela enfatiza narrativa histórica, em vez
de causalidade histórica. É intelectualmente mais próximo da tradição hermenêutica do que o
positivismo que fundamentam a filosofia analítica da história da década de
1960. Ele destaca características da
subjetividade e interpretação sobre os múltiplos de objetividade, verdade e
correspondência com os fatos. Outra vertente importante nessa abordagem para a filosofia da
história é uma clara preferência teórica para o historicista ao invés da
posição universalista sobre o estado da natureza humana, em vez de Herder Vico. A perspectiva predominante sustenta que a
consciência humana é em si um produto histórico, e que é uma parte importante
do trabalho do historiador para juntar a mentalidade e os pressupostos de
atores no passado (Pompa, 1990). Significativamente, os historiadores contemporâneos, como Robert
Darnton se voltaram para as ferramentas da etnografia para permitir esse tipo
de descoberta (1984).
4. Tópicos
da historiadores
Há outra corrente de pensamento sobre a filosofia da história que
merece mais atenção de filósofos do que recebeu até agora. É o trabalho de historiadores e filosófico
e histórico cientistas sociais tratamento familiar, mas mal entendido conceitos
históricos: o nexo de causalidade, época histórica, a estrutura social, a
agência humana, mentalidade e assim por diante. Esses escritos representam uma abordagem
de nível médio para questões que têm a ver com a lógica do discurso histórico. Esta abordagem deixa de lado as questões
maiores "Será que a história tem sentido?", "Será que podemos
ter conhecimento do passado?" Em favor de questões que estão mais
intimamente associadas com o raciocínio real e do discurso dos historiadores,
na tentativa de categorizar e explicar o passado.
Contribuições a este nível pode ser referido como "de nível
médio ontologia histórica". Este aspecto da filosofia atual da história traz a disciplina em
estreita relação com a filosofia das ciências especiais (biologia, sociologia,
arqueologia).Historiadores filosoficamente reflexivo perguntas críticas sobre
os conceitos e premissas que muitas vezes são trazidos para o pensamento
histórico, e eles tentam fornecer explicação mais adequada destes conceitos
dado seu próprios encontros com os desafios da pesquisa histórica e explicação
histórica. William Sewell fornece um exemplo em seu
tratamento do conceito de um "evento histórico" e os pressupostos
associados que os cientistas sociais fazem sobre a temporalidade dos eventos
históricos (2005). Andrew Abbott perguntas dos pressupostos que os historiadores
fazem sobre o status ontológico de "coisas históricas" (por exemplo,
a escola de Chicago de sociologia), argumentando que as coisas são inerentemente
histórica maleável e plástico ao longo do tempo (1999). Charles Tilly desafia uma suposição comum
de que o raciocínio causal depende da identificação de regularidades fundo
causal; ele argumenta, em vez de uma abordagem do raciocínio causal que enfatiza
o papel de concreto mecanismos causais (McAdam, Tarrow e Tilly, 2001). EP Thompson oferece uma análise do
conceito de "consciência de classe" que as forças de historiadores
para evitar o erro da reificação ao considerar tais construções sociais como
consciência ou movimentos políticos (1966). Simon Schama questiona o conceito de uma
narrativa histórica objetiva que serve para capturar o verdadeiro estado de
coisas sobre o mesmo bastante simples acontecimentos históricos (1991). Charles Sabel põe em dúvida a idéia de
padrões fixos de desenvolvimento histórico, argumentando que não havia caminhos
alternativos disponíveis, mesmo dentro do caso clássico de desenvolvimento
econômico na Europa Ocidental (Sabel e Zeitlin, 1997). Marshall Sahlins sublinha o papel
essencial que a interpretação da cultura deve desempenhar na nossa capacidade
de ler a história de se da Guerra do Peloponeso ou a Guerra da Polinésia, e
lança luz nova e importante sobre a questão do "sujeito histórico",
ou agente da história (2004 ). E o crítico literário e defensor do "novo historicismo"
nos estudos literários, Stephen Greenblatt, demonstra os conhecimentos
históricos que podem resultar de uma leitura atenta literária de alguns dos
principais documentos da história, por exemplo, as revistas de Christopher
Columbus (Greenblatt , 1991). Como estes exemplos ilustram, há amplo espaço para a troca
produtiva entre os filósofos com um interesse em a natureza da história e os
historiadores e cientistas sociais que têm refletido profundamente sobre as
complexidades dos conceitos e premissas que usamos na análise histórica.
5. Repensar
a filosofia da história
Pode ser útil para fechar com um esboço de um quadro possível para
uma filosofia da história atualizada. Qualquer área da filosofia é dirigida por alguns quebra-cabeças
central. Na área da filosofia da história, as
questões mais fundamentais continuam por resolver: (1) Qual é a natureza da
realidade de estruturas históricas e entidades (estados, impérios, movimentos
religiosos, classes sociais)? Podemos fornecer uma concepção de entidades históricas e sociais
que evita o erro de reificação, mas dá uma realidade credível para as entidades
que são postuladas? (2) Qual é a natureza da influência causal entre os acontecimentos
históricos ou as estruturas que subscreve explicações históricas? Causalidade histórica não é análoga à
necessidade natural no domínio da causalidade física, porque não há leis fixas
que governam os acontecimentos históricos. Então, precisamos dar conta da natureza
dos poderes causais que fatores históricos são postuladas para ter. (3) Qual o papel que a interpretação da
"experiência vivida" dos atores passado jogar na compreensão
histórica, e como o historiador chegar a declarações justificada sobre esta
experiência vivida? É possível chegar a interpretações justificada de há muito
falecido atores, suas mentalidades e suas ações? Como é que esta realidade fenomenológica
jogar na conta de causalidade histórica? (4) Podemos dar uma estimativa do total
confiança que podemos ter sobre as declarações sobre o passado, sobre os
recursos das instituições passado, estruturas e atores, e sobre as relações
explicativas entre eles? Ou será que todo o conhecimento histórico permanentemente
questionável?
A nova filosofia da história vai lançar luz sobre essas questões
fundamentais. Ele vai se envolver com as correntes
hermenêuticas e narrativistas que foram importantes na tradição continental e
têm surgido nos últimos anos em filosofia anglo-americana. Ele irá incorporar a ênfase rigorosa
epistêmico que está associado com a filosofia analítica da história, mas vai se
separar os pressupostos restritivos do positivismo. A nova filosofia da história irá lidar com
questões de explicação social que têm sido tão importantes para a atual geração
de historiadores das ciências sociais e vai incorporar as melhores
entendimentos atuais da filosofia das ciências sociais sobre a ontologia social
e explicação.
Um punhado de pressupostos ontológicos pode ser oferecido. História consiste em ações humanas dentro
de instituições humanamente encarnado e estruturas. Não existe nenhuma agência super-humana na
história. Não há nenhum significado super-humanos ou
o progresso na história, só existe uma série de eventos e processos conduzidos
por processos causais concretos e ações individuais. Seguintes Davidson (1963) e Taylor (1985),
não há inconsistência entre razões e causas, a compreensão e explicação. Explicação histórica depende tanto do
raciocínio causal-estruturais e interpretação de ações e intenções, por isso é
tanto causal e hermenêutica. Não existem leis causais ou generalizações universais dentro de
assuntos humanos. No entanto, não existe tal coisa como uma causalidade social,
processo através do funcionamento da agência humana e as restrições das instituições
e estruturas. Um gol legítimo historiográfica é
identificar mecanismos causais dentro de processos históricos, e esses
mecanismos, invariavelmente, dependem das ações dos atores históricos situados
dentro de relações sociais concretas.
Da mesma forma, a epistemologia do conhecimento histórico básico
pode ser descrito. Conhecimento histórico depende de procedimentos ordinários de
investigação empírica, ea justificação de reivindicações históricas depende do
fornecimento de demonstração convincente da evidência empírica de que existe
para apoiar ou invalidar o pedido. Não há tal coisa como objetividade histórica, no sentido de que os
historiadores são capazes de se engajar em interrogatório de boa-fé das
evidências na construção de suas teorias do passado. Mas isso não deve ser entendida como
implicando que não há uma interpretação única verdade de processos históricos e
eventos. Em vez disso, há um sentimento
perfeitamente normal em que interpretações históricas são indeterminadas pelos
fatos, e existem vários legítima questões históricas para posar sobre o mesmo
corpo de prova. Narrativas
históricas têm um componente substancial de interpretação, e envolvem a
construção significativa do passado.
Finalmente, uma nova filosofia da história será sensível à
variedade de formas de apresentação do conhecimento histórico.A disciplina da
história consiste em vários segmentos, incluindo explicação causal, a descrição
material, e interpretação narrativa da ação humana. Narrativa histórica em si tem vários aspectos:
uma história de hermenêutica que dá sentido a um conjunto complexo de ações dos
diferentes atores, mas também uma história causal transmitir um conjunto de
mecanismos causais que se uniram para trazer um resultado. Mas ainda mais importante, não o conhecimento
histórico é tudo expresso em narrativas. Ao contrário, há uma série de estruturas
cognitivas por meio do qual o conhecimento histórico é expressa, desde a
medição detalhada de padrões históricos de vida, aos argumentos causal sobre a
mudança da população, para comparativa relatos históricos de processos
semelhantes em diferentes contextos históricos. A nova filosofia da história vai tomar a
medida da escrita histórica síncrona; escrita histórica que transmite um
conjunto mudança de circunstâncias econômicas ou estruturais; escrita que
observa as características mudando de um conjunto de instituições; escrita que
registra e analisa um conjunto de crenças e mudança atitudes em uma população,
e muitas outras variedades também. Estas são características importantes da estrutura do conhecimento
histórico, não apenas os aspectos da retórica da escrita histórica.
AUTOR - Little,
Daniel, "Filosofia da História", The Stanford Encyclopedia
of Philosophy (Edição de Verão de 2017), Edward N. Zalta
(org.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/history
/>.
Little, Daniel, "Filosofia da História", The
Stanford Encyclopedia of Philosophy (Edição de Verão de 2017),
Edward N. Zalta (org.), URL =
<https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/hist
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Ferramentas acadêmica
Outros Recursos na Internet
- História e Teoria
- Filosofia da
História Bibliografia Anotada , mantido por Andrew
Reynolds (Cape Breton University)
- UnderstandingSociety , mantido por Daniel Little
(Universidade de Michigan-Dearborn)
AUTOR - Little,
Daniel, "Filosofia da História", The Stanford Encyclopedia
of Philosophy (Edição de Verão de 2017), Edward N. Zalta
(org.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/sum2017/entries/history
/>.
Berlin, Isaiah | Dilthey, Wilhelm | Hegel, Georg Wilhelm Friedrich | Hempel, Carl | Herder, Johann Gottfried von |hermenêutica | historiografia | Ricoeur, Paul | Vico, Giambattista
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